Um fórum democrático para que jovens possam apresentar suas demandas à sociedade e avaliar as políticas implementadas para a juventude pelo poder público. Com o tema ‘Reconstruir no presente e construir o futuro’, a IV Conferência Municipal de Juventude vai acontecer, em Macaé, nos dias 25 e 26 deste mês, no auditório do bloco B da Cidade Universitária. O evento é organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude.
As inscrições já estão abertas por meio de link no Portal da Prefeitura. Esta conferência será realizada em diversos municípios do país, reunindo jovens de 16 a 29 anos de idade. O subtema para debate é ‘Direito, participação e bem viver’. Gestores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade informaram que as inscrições, tanto para delegados, quanto para participantes, devem ser realizadas previamente por meio do formulário online.
A ação nacional é coordenada pelo Conselho Nacional de Juventude, em conjunto com a Secretaria Nacional de Juventude. Os interessados podem se inscrever como delegado com direito a voto e fala, como participante com direito a fala ou como participante ouvinte. A secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Sabrina Nunes, ressaltou que a pasta municipal dará todo o suporte necessário ao evento.
“Sabemos que a juventude tem um papel fundamental na sociedade. Ter uma juventude forte, preparada e que possa pensar em aplicações para a sociedade onde vive é maravilhoso. Por isso, uma conferência deste porte em nossa cidade é um momento importante”, diz.
Programação
25/08 - 14h, credenciamento; 14h30, mesa de abertura; 15h, debate ‘Novas perspectivas da política de juventude no Brasil’, com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Juventude, da Superintendência Estadual de Juventude e da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj); 16h, debate ‘Nossa voz é a história: movimentos sociais de juventude em Macaé, com a presença de representantes do Nea-bc, que integra os projetos de Educação Ambiental da Petrobras referente a Unidade de Operações da Bacia de Campos (UN-BC); do Movimento Correnteza, estudantil da UFF e UFRJ, e do Grêmio estudantil do Colégio de Aplicação (CAp).
26/08 - 9h, credenciamento; 9h30, momento cultural Saibot; 10h, discussão dos grupos de trabalho; 12h30, segunda etapa de discussão dos grupos de trabalho; 13h30, plenária; 16h, votação dos delegados e 17h, Encerramento.