O projeto, voltado a crianças e adolescentes, ocorrerá no Centro de Cultura e Convivência Benedicto Lacerda.
O Programa Municipal de Saúde Mental da Prefeitura de Macaé promoverá a primeira colônia de férias ‘ConViver Feliz – Criativa e Afetiva’. A iniciativa é do Centro de Cultura e Convivência Benedicto Lacerda (Ceco). O projeto gratuito, voltado a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade, está com inscrições abertas por meio deste link. Não é necessário estar cadastrado na unidade para se inscrever na colônia de férias. Ela irá ocorrer de terça-feira (22) a sexta-feira (25), das 13h30 às 16h.
Oficinas artísticas, rodas de expressão, jogos e vivências criativas estão na programação da colônia de férias, que tem o tema ‘Cuidar do hoje, imaginar o amanhã!’. O objetivo é promover saúde mental, vínculo e protagonismo infantojuvenil. O Centro de Cultura e Convivência é um espaço voltado a reforçar vínculos sociais, para o fortalecimento comunitário e para o estímulo à convivência por meio de atividades culturais, educativas e de cuidado psicossocial.
No primeiro semestre deste ano, um total 3.391 atendimentos a pessoas de todas as faixas etárias foram realizados na unidade. O Ceco é um serviço de porta aberta, não é necessário encaminhamento de profissionais da rede para se cadastrar. O usuário pode optar pela atividade que mais o interessar. Entre elas estão: Musicoterapia, Arteterapia, Meditação, Grupos Terapêuticos, Terapia Comunitária e Grupos de Apoio e Suporte, com o acompanhamento de terapeuta ocupacional, enfermeira arterapeuta, musicoterapeuta e fonoaudióloga.
“A motivação para a realização da colônia de férias ‘ConViver Feliz – Criativa e Afetiva’ veio da necessidade de ofertar atividades para as crianças por meio da Saúde e ajudar a trabalhar a saúde mental sob outra perspectiva. A expectativa é recebermos 50 crianças por dia. Psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeira e professor de Artes integrarão a equipe da colônia de férias”, disse a gerente do Programa Municipal de Saúde Mental de Macaé, Lorrane Moreira.