A Prefeitura de Macaé se juntou ao 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), garantindo um investimento de R$ 6.668.966,92 para os agentes culturais do município nos próximos quatro anos.
"Estamos muito felizes em garantir esse investimento para a cultura de Macaé. É uma conquista que reconhece a importância dos nossos artistas e produtores culturais, e que vai gerar oportunidades, inclusão e fortalecimento da identidade local", destacou o prefeito Welberth Rezende.
Segundo a Secretária de Cultura, Waleska Freire, a segunda etapa é organizar as escutas públicas que serão agendadas em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura no Solar dos Mellos, no Sana e online.
"Esse investimento é um marco importante para o fortalecimento da cultura local, reconhecendo o valor dos artistas e produtores culturais que enriquecem a vida da nossa comunidade. Com esse recurso, teremos a oportunidade de promover eventos, capacitações e iniciativas que valorizam a diversidade cultural de Macaé", comentou Waleska Freire.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399/2022, forma uma parceria entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, visando fomentar a cultura nacional e territorial. Trata-se de uma oportunidade de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura, mediante repasses da União aos demais entes federativos de forma continuada.