O “Papai Noel” chegou mais cedo para a torcida alvianil. O Macaé Esporte acertou, no final da tarde desta terça-feira (23), a contratação do experiente goleiro Ricardo Berna, ex-Fluminense. O jogador, de 35 anos de idade, assina contrato com o Leão por uma temporada. Assim como os demais companheiros, Berna se apresenta ao Macaé na próxima sexta-feira (26), às 15h, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo.
- É o presente de Natal do Macaé Esporte para o nosso torcedor. Todo bom time começa por um grande goleiro. Com passagens por clubes de expressão do país, Ricardo Berna aceitou nossa proposta por saber da força do elenco que disputará a próxima temporada -, afirmou Mirinho, presidente de honra do Macaé.
Com 1,89 metro e muita experiência, Ricardo Berna ganhou projeção nacional com a camisa do Fluminense, onde durante nove anos conquistou dois Brasileiros (2010 e 2012), uma Copa do Brasil (2007) e um Carioca (2012), além dos vice-campeonatos da Taça Libertadores (2008) e da Copa Sul-Americana (2009).
- O que me fez aceitar o convite do Macaé Esporte foi a seriedade como a direção conduziu a negociação desde o início. Além disso, conta o histórico do clube, que sempre honra com seus compromissos. O futebol está carente de trabalhos deste nível e o Macaé tem um projeto ambicioso que me cativou. Buscava isso para a minha carreira -, disse o goleiro.
Formado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá e Gestão Marketing e Direito no Esporte pela FGV, Ricardo Berna revelou ter tido propostas de clubes de Série A, porém optou por não aceitar.
- Não houve seriedade por parte das pessoas. Já havia programado o meu retorno ao Rio de Janeiro (atualmente mora em Recife) e cheguei até pensar em parar depois do que passei no Náutico. Mas considero que tenho muita fibra para seguir minha carreira por mais alguns anos -, frisou o goleiro.
E o Ricardo Berna tem uma marca importante no futebol carioca com a camisa do Fluminense. Ele entrou para a história do Tricolor das Laranjeiras como o goleiro que passou mais tempo sem sofrer gols em uma sequência de clássicos – são seis jogos e 69 minutos. Agora no Macaé, ele reencontrará o diretor executivo Gustavo Mendes e o técnico Josué Teixeira, a quem teceu elogios.
- O Josué Teixeira é um treinador que eu respeito muito. É um vencedor e já provou isso por onde passou, inclusive no Macaé, com o título da Série C -, concluiu Ricardo Berna.
Paulistano, o novo goleiro do Macaé fez a base no Corinthians. Ainda garoto, aos 17 anos, foi para o Japão, onde vestiu a camisa do Vegalta Sendai. No retorno ao país, passou por Guarani, América Mineiro, Fluminense e Náutico.
>> CONHEÇA O REFORÇO:
RICARDO BERNA
Nome: Ricardo Ferreira Berna
Data de nascimento: 11 de junho de 1979 (35 anos)
Local: São Paulo (SP)
Peso: 87kg
Altura: 1,89m
Principais clubes: Corinthians, Vegalta Sendai (Japão), Guarani, América (MG), Fluminense e Náutico.
Títulos: Pelo Guarani, campeão Paulista de Aspirantes (1997); pelo Fluminense, campeão da Copa do Brasil (2007) e Carioca (2012), além do bicampeonato Brasileiro (2010 e 2012). Ainda pelo Tricolor das Laranjeiras, foi vice-campeão da Taça Libertadores (2008) e da Sul-Americana (2009).