logo

Macaé aplaude a Semana Nacional do Trânsito

23/09/2011 19:18:45 - Jornalista: Lione Acácia


Alunos da Associação Pestallozzi de Macaé e da Escola Municipal Zelita Rocha assistiram, nesta sexta-feira (23), à apresentação do Grupo Teatro Novo, com onze atores, portadores da Síndrome de Down, que estarão até sábado em Macaé. Eles arrancaram aplausos e sorrisos das 67 crianças que participavam do evento, que pretende chamar atenção para as situações de risco no trânsito. A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito, promovida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.


O Grupo Teatro Novo está chamando a atenção de motoristas e pedestres, nos cruzamentos mais movimentados da cidade. E dessa vez, os atores com idades entre 28 e 42 anos, encenaram os direitos e deveres dos motoristas e contagiaram as crianças que estavam presentes. Com alegria e sensibilidade passaram de forma educativa e com uma linguagem simples, a mensagem que precisa ser entendida e guardada também pelas crianças.


A coordenadora de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Josiana Wilma, explicou a atuação de hoje. “Eles trabalharam aqui dois sentidos; um é o da inclusão, modificando a percepção dos alunos das escolas convencionais, que perceberam que o que parece diferente nem sempre é; o outro foi a forma lúdica como expuseram um assunto tão sério; dessa forma, as crianças observam com atenção, e não esquecem o que viram e ouviram.”


O grande desafio com essa campanha é minimizar as estatísticas negativas ocasionadas pela transgressão às regras de trânsito. A ação faz com que o cidadão reflita sobre a forma com que vem agindo quando está ao volante.


De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde em 2009, cerca de 1 milhão e 300 mil pessoas morreram por acidente de trânsito em 178 países. A falha humana é a maior responsável pela violência no trânsito.


Na peça relâmpago, os portadores de Síndrome de Down simulam acidentes de vários tipos, e por onde passam, entregam folhetos aos motoristas, com os seis hábitos saudáveis para um trânsito melhor, mais gentil e menos violento.
O Teatro Novo é fruto do trabalho do psicólogo Ruben Emerick Gripp, que resolveu desbancar o preconceito contra os portadores de Síndrome de Down. O grupo ficará em Macaé, promovendo ações de educação no trânsito, até o próximo sábado (23).