O Macaé Esporte Futebol está de cara nova para a temporada 2006. O secretário de Esportes, Theodomiro Bittencourt, o Mirinho, apresentou na tarde desta terça-feira (10), no Centro de Treinamento (CT) da Secretaria, o treinador Toninho Andrade como o novo técnico do Macaé Esporte. O secretário também apresentou os dez jogadores macaenses, que permanecem na equipe em 2006, e anunciou novas contratações.
Mirinho ressaltou as qualidades do novo técnico. “Em 2004, Toninho levou o Americano de Campos à semifinal da Taça Guanabara, e em 2003, conduziu a Portuguesa do Rio da 2ª para a 1ª Divisão. Ele também treinou os clubes paulistas Ituano e Bragantino, o Juventude do Rio Grande do Sul, o Olaria do Rio”, disse. Toninho contou por que aceitou o convite de Mirinho para treinar o Macaé.
- Analisei toda a estrutura do município em termos dos esportes. Constatei a seriedade com que o prefeito trata o assunto e atenção que dá ao futebol e aos jogadores. O secretário também tem credibilidade quanto aos compromissos. Os pagamentos dos jogadores estão em dia, o que é difícil entre os times do interior. Em 2005, Mirinho imprimiu um programa eficaz de treinamentos para preparar a equipe para 2006. Tudo isso, somado, me fez aceitar o convite. Houve propostas de outros clubes, mas optei por Macaé pela segurança que dá ao profissional, que tem de prover o sustento da família, disse.
Mirinho anunciou os nomes dos macaenses que permanecem na equipe e enumerou alguns de outros locais. De Macaé, ficam os volantes Rogerinho e Pezão, os zagueiros Emerson e Vagão, os meias Walace, Jardel e Ronald, o meia atacante Babau e os goleiros Bruno Muniz e Anderson. Serão contratados mais 13 jogadores de outros municípios do estado do Rio ou de outros estados da federação.
Dentre eles, estão o meia esquerda Fábio Costa, que jogou no Fluminense, o centro avante Dionísio, que jogou no Bangu e o atacante Samu, que esteve no Moto Clube do Maranhão. Além disso, serão contratados o atacante Brener, que jogou no União Barbarense e Vasco do Rio, o lateral direito Braga, que atuou no Angra dos Reis, Flamengo e Volta Redonda, o volante Joel, ex-Goytacaz, o meia Nilberto, que foi do Bangu, Fluminense e Olaria, e o goleiro Bruno Garcia, ex- CFZ, do Zico.
Segundo Mirinho, estará a cargo do técnico e do preparador físico Fábio Lefundes a observação da atuação dos jogadores no campeonato carioca da Primeira Divisão, para a provável contratação de laterais esquerdo e direito, um meia, um atacante e dois zagueiros.
Para reforçar o time, o secretário e o técnico não descartam a possibilidade de trazer de volta o atacante Sorato. “O jogador fez sete gols do Madureira no campeonato. Ele conhece a cidade, o clube, e tem afinidade com os colegas, concluiu Toninho.