logo

Macaé avança na implantação do programa 'Ruas mais seguras'

19/04/2016 15:35:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Cortesia no trânsito é uma das lições ensinadas

Representantes da Mobilidade Urbana e do programa “Ruas mais seguras” se reuniram na sede da secretaria nesta segunda-feira (18). O encontro foi mais um passo para que Macaé seja incluída no programa de promoção da segurança no trânsito e de desenvolvimento da mobilidade sustentável.

A Global Road Safety Partnership (GRSP), que está vinculada à Federação Internacional da Cruz Vermelha e das Sociedades do Crescente Vermelho, é a responsável por implantar as ações. Trata-se de uma liderança global reconhecida pela capacidade de criar e promover parcerias sustentáveis para ações concretas de gestão da segurança no trânsito, de capacitação técnica e de melhorias dos cuidados de saúde às vítimas de acidentes.

- Trata-se de um programa que nos permite um leque de atuações, inclusive contando com a participação de outros órgãos da administração municipal também. Esta parceria é algo que nos desperta interesse, em especial, por haver a possibilidade de promover ações nas escolas e junto às crianças, ajudando a criar esta consciência sobre a responsabilidade de todos desde a infância – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

O consultor da GRSP, Eduardo Biavati, explica que o princípio fundamental do programa “Ruas mais seguras” é que a qualidade de vida de uma comunidade deve ser uma responsabilidade compartilhada entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil.

- O problema do trânsito não é composto por um fator apenas e não vai se resolver de uma hora para outra, sem custos, pois a falta de segurança no trânsito não se mede assim. Não se trata apenas de uma questão de fiscalização e de se educar o usuário, quando o contexto do trânsito é inseguro. Trata-se da necessidade de uma aliança multissetorial, não só para a redução de mortos e feridos no trânsito, mas para a promoção da qualidade de vida – disse o mestre em Sociologia, especialista em educação e segurança no trânsito.

Apoio – Além da parceria com o poder público e a sociedade civil local para promover o trânsito como um hábito de saúde que deve ser adotado por todos, a GRSP conta ainda com o apoio a experiência de lideranças empresariais globais. Uma delas é a Shell, parceira na promoção do programa “Ruas mais seguras”:

A coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme, explica que a expectativa é de que esta parceria se concretize tão logo seja possível para que o programa “Ruas mais seguras” se consolide em Macaé. “Por meio da educação, atuamos na prevenção, já que são maiores as chances de formarmos condutores mais conscientes de suas responsabilidades”, pontuou a pedagoga.