Foto: Divulgação
O Macaé tem a vantagem de decidir a vaga para a final em casa.
O Macaé Basquete joga contra o Fluminense, no Ginásio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (19), às 20 horas, pela semifinal da Copa Brasil-Sudeste. O jogo será o primeiro entre as duas equipes pelo playoff decisivo. O segundo confronto está marcado para o próximo domingo (21), no Ginásio do Tênis Clube de Macaé, o "Juquinha", às 11 horas.
Se uma mesma equipe vencer os dois jogos se classifica automaticamente para a decisão. Caso haja uma vitória para cada lado, vai ser necessária a realização de um terceiro confronto, na próxima segunda-feira (22), também no "Juquinha", às 19h30. O Macaé tem a vantagem de decidir a vaga para a final em casa porque fez melhor campanha na fase de classificação.
Na primeira etapa da Copa Brasil-Sudeste, encerrada no início desta semana, o Macaé Basquete terminou em primeiro lugar, com 18 pontos. Em 10 jogos disputados foram oito vitórias e apenas duas derrotas. Já o Fluminense ficou na quarta colocação. Nas duas vezes que as equipes se enfrentaram, o Macaé venceu. A última vitória aconteceu na terça-feira passada (16): 71x60.
O técnico Léo Costa vai ter os seguintes jogadores à disposição nesta sexta-feira; o lateral argentino Espinoza (recém chegado ao clube); além dos pivôs André e Atílio; os alas/pivôs Greg, João, Lucas Oliveira e Pablo Sueiro; os alas Leo Crucillo e Lima; o ala/armador Will; e os armadores Jamaal, Rafinha e Wallace.
O Macaé Basquete é patrocinado pelo Boom Gastronomia e conta apoio da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo, a Fesportur. A outra semifinal da competição vai ser entre o XV de Piracicaba e o Rio Claro, duas equipes paulistas. Como fez melhor campanha que o rival, XV faz o segundo e, se necessário, também o terceiro jogo em casa.
Os vencedores dos playoffs semifinais disputam a decisão da Copa Brasil-Sudeste. Os perdedores vão brigar pela terceira colocação. Os três primeiros colocados se classificam para a Supercopa, que acontece de primeiro a cinco de maio, reunindo oito equipes; Sudeste (3 times), Sul (2 times), Norte (1 time), Nordeste (1 time) e Centro-Oeste (1 time).
O campeão e o vice-campeão da Supercopa Brasil garantem vaga no quadrangular que reunirá também os dois últimos colocados do NBB 2012/13. O campeão e o vice deste quadrangular se credenciam para disputar a próxima temporada do NBB 2013/14, desde que atendam todos os requisitos exigidos pela Liga Nacional de Basquete (LNB).