Foto: Wéverthon Manhães
O duelo é contra o Fluminense e será televisionado pelo Sportv, neste domingo (12), às 21h
Mais uma etapa cumprida. O Macaé Basquete conquistou, na noite deste sábado (11), a vaga no triangular do Novo Basquete Brasil (NBB). Com o incentivo de aproximadamente 2.500 torcedores apaixonados, o time venceu o Rio Claro (SP) de forma gloriosa, por 106 x 82, na semifinal válida pela Supercopa Brasil.
Não foi fácil a vitória contra os paulistas, o que fez a torcida vibrar ainda mais por cada ponto conquistado. O primeiro período foi um sufoco para o time da casa. Não conseguia acertar a defesa e o Rio Claro pontuou mais, encerrando por 21 x 27.
O segundo período também foi angustiante para quem estava presente no Ginásio do Tênis Clube, o “Juquinha”. Com erros consecutivos, mas com a defesa mais eficiente e o armador, e cestinha do jogo, Jamaal (27 pontos) acertando os arremessos de três, o Macaé encostou no placar, 42 x 44.
Com os nervos à flor da pele, o terceiro período foi marcado por muitas faltas, inclusive técnicas. Jamaal continuava a acertar os lances atrás da linha de três, o pivô Atílio começou a dominar o garrafão e o Macaé Basquete, finalmente, conseguiu virar o jogo, 74 x 71.
Cada ponto era precioso para os dois times. Ninguém podia errar. O Macaé Basquete mostrou quem manda na casa e abriu vantagem. O ala Leo Crucillo levou a torcida ao delírio ao acertar seguidos arremessos de três pontos. Até o pontuador principal do time adversário, o armador Brandon Brown, sentiu a pressão e não conseguia finalizar, errando, inclusive, lance livre.
- É um momento especial que o basquete de Macaé está vivendo e vem para coroar o trabalho que está sendo feito em conjunto. Agradeço o apoio da Prefeitura de Macaé, através do prefeito Dr. Aluízio e do secretário de governo Leonardo Gomes, além da diretoria da Associação Macaé de Basquete, comissão, jogadores e todos que torcem pelo nosso sucesso. Apostamos muito neste projeto e hoje colhemos um pouco deste fruto. Espero que seja apenas o começo, que a gente possa sonhar mais alto e chegar ao NBB que é a nossa meta – declarou emocionado, o técnico do Macaé Basquete, Léo Costa.
A final contra o Fluminense é neste domingo (12), às 21h, no Juquinha. A partida será transmitida, ao vivo, pelo canal a cabo Sportv 3. Estarão à disposição do técnico Léo Costa os armadores Jamaal e Rafinha; o ala/armador Will; os alas Espinoza, João, Lima e Leo Crucillo; os alas/pivôs Greg, Oliveira e Pablo; os pivôs André e Atílio.
O Macaé Basquete é patrocinado pelo restaurante Boom e tem o apoio da Prefeitura de Macaé. A Supercopa é uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e, em Macaé, conta com o apoio das secretarias de Governo e Comunicação.
Triangular de Acesso ao NBB
As disputas por duas vagas no NBB 2013/14 serão realizadas de 15 a 17 de maio, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Na primeira rodada, no dia 15, às 19h, jogam Tijuca x 2º colocado da Supercopa. No dia 16, também às 19h, se enfrentam o campeão e o vice da Supercopa. A terceira, e última rodada (17), às 18h, colocará frente a frente Tijuca e o 1º colocado da Supercopa. Os dois primeiros se credenciam para o NBB 2013/14, desde que atendam a todos os pré-requisitos exigidos pela Liga Nacional de Basquete (LNB).