Macaé Basquete vence Campos e garante vice-liderança no Estadual

13/10/2013 12:07:00 - Jornalista: Renata Dourado/Assessoria do Macaé Basquete

Foto: Renata Dourado/Assessoria do Macaé Basquete

A equipe macaense está em segundo lugar no campeonato

A fase de classificação do Campeonato Estadual ainda não terminou, mas, após a vitória por 66 x 81, sábado (12), em cima do time de Campos dos Goytacazes, o Macaé Basquete é o vice-líder da competição, independente dos próximos resultados.

Na noite da última sexta-feira (11), no Automóvel Club Fluminense (ACF), o Macaé Basquete não conseguiu superar o Flamengo, que venceu a partida por 96 x 76. Apesar da diferença no placar final, os macaenses fizeram uma partida equilibrada com o atual campeão brasileiro. Duda Machado foi o cestinha com 27 pontos.

- O jogo contra o Flamengo não pode ser representado pelo resultado final da partida. Vencemos o primeiro quarto e ficamos na frente até a metade do segundo. Faltando sete minutos para acabar o jogo, estávamos apenas cinco pontos atrás. Tivemos um momento muito ruim, em três minutos eles aumentaram a diferença para 18 e ficou muito difícil correr atrás de uma equipe como a do Flamengo que tem jogadores de muita qualidade – declarou o técnico Léo Costa.

Contra Campos dos Goytacazes, no ACF, o Macaé Basquete conseguiu acertar a defesa e dominou o jogo contra os donos da casa. As parciais foram 14x22, 28x45, 41x63 e 66x81. Com este resultado, o Macaé garante a segunda colocação e, por isso, fará o segundo jogo da semifinal em casa.

- Com a proposta que tivemos e a conversa com os jogadores, conseguimos aplicar tudo da forma que combinamos. Principalmente o aspecto da parte defensiva, que falhamos muito quando tomamos 96 pontos contra o Flamengo e, hoje, tomamos 66. A união do grupo foi fundamental para vencer esse jogo que era decisivo porque valia a garantia da segunda colocação e a vantagem no playoff semifinal – concluiu Léo Costa.

Em ambos os jogos, o Macaé Basquete teve à disposição os armadores Fred, Jamaal e Thiaguinho; os alas/armadores Duda Machado e Will; o ala Márcio Dornelles; os alas/pivôs Espinoza, Oliveira e Pablo; e os pivôs Atílio, Juan Torres e Weverton. O ala/armador Léo Crucillo, que contundiu o pé, o ala João Phylippe, que se recupera de uma lesão no ombro, e o pivô Romário que sentiu um incômodo no joelho, não jogaram.

A próxima etapa da fase de classificação do Campeonato Estadual continua em Macaé, todos se enfrentarão no Ginásio do Tênis Clube, o “Juquinha”, com data a ser confirmada.

O Campeonato Estadual teve início no dia 4 de outubro. Macaé Basquete, Campos dos Goytacazes e Flamengo disputam o título de melhor do Rio em três fases. A primeira etapa da classificação aconteceu no Rio de Janeiro, a segunda em Campos e a terceira em Macaé. A princípio, as finais estão marcadas para os dias 28 e 30 de outubro e, se for necessário o terceiro confronto, acontece no dia 1º de novembro. Confira a tabela abaixo.

O Macaé Basquete é uma entidade privada que mantém o time de basquete com recursos de patrocinadores. A Prefeitura de Macaé dá apoio à modalidade assim como outras atividades esportivas desenvolvidas na cidade.