Nesta terça-feira (12), a equipe do Macaé Basquetebol enfrenta o invicto Flamengo pela semifinal do Campeonato Estadual Adulto Masculino de 2006. A partida será às 20h, no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. A equipe do Macaé Basquetebol, patrocinada pela prefeitura e Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), conta com a presença da torcida macaense que deve lotar o ginásio.
-Sabemos que vai ser uma partida difícil. O Flamengo tem a obrigação da vitória, pela estrutura montada e pelos investimentos feitos na equipe. O time tem o favoritismo para ser o finalista do campeonato, pela retrospectiva de 16 jogos invicto. Mas, nós trabalhamos para atrapalhar a vida deles. Pela segunda vez na história, uma equipe do Macaé chega à semifinal do estadual -, observa o técnico do Macaé Basquetebol, Leo Costa. Em 2004, o Macaé chegou pela primeira vez à semifinal.
Com um total de 11 atletas na equipe, o técnico do Macaé está com dificuldades na reposição de jogadores. “Brunão está machucado e Luga e Toni são dúvidas para a partida contra o Flamengo”, explica. A equipe do Macaé Basquetebol vai entrar em quadra com os armadores Tiaguinho e Bruninho, Pedra, Feijão, Cristiano, Maranhão, Fred e Burrego.
A Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (Fberj), em seu site, cita que 2006 foi o melhor ano para o basquete macaense. A retrospectiva desse ano, realmente aponta um crescimento em qualidade do basquete de Macaé. A equipe sub-23 e a juvenil chegaram a uma final inédita no estadual, ficando com os vice-campeonatos. O time adulto chegou à final do Rio Open e à final dos Jogos Abertos Brasileiros (Jab’s). O município sediou o Desafio Four Points by Sheraton de Basquetebol, e ficou também em segundo lugar, atrás da equipe University of Puget Sound, dos Estados Unidos.
- Quando a prefeitura, através da Fesporte, iniciou o projeto de excelência no basquete, tinha em meta investimentos de médio e longo prazo. Mas, os resultados já começaram a aparecer, quebrando etapas. Esses resultados inesperados trazem satisfação e motivação para mostrar que o trabalho está no caminho certo, destaca Leo Costa.