Foto: João Barreto
Pesquisadores da UFRJ atuam nos laboratórios na sede do Instituo Macaé de Ciência & Tecnologia
Um largo passo para que Macaé venha a se tornar um município produtor de conhecimento e tecnologia em áreas diversificadas - uma das metas do projeto do Parque Científico e Tecnológico - foi dado através da parceria, a cada ano mais consolidada, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado para o Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências (PPGProdBio), que englobam pesquisas nas áreas de produtos farmacológicos e estudos ambientais. As inscrições serão nos dias 2 e 4 de fevereiro de 2016.
Sobre essa colaboração recíproca, que já está fazendo história no município e possibilitando traçar novos rumos, vão debater o presidente do Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia, Joelson Tavares, o representante do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Marcelo Braga Pessanha, e o da Universidade Federal Fluminense (UFF), Aristides Arthur Soffiati Netto. A mesa redonda com o tema "Macaé: presente, passado e futuro" vai acontecer nesta terça-feira (1o), das 18h às 20h, no auditório da Cidade Universitária, durante o evento anual de extensão da UFRJ, "7º Encontro de Integração Científica”, que é parte da programação da VII Semana de Integração Acadêmica (SIA).
Esse debate acontece no lugar e no tempo certo. Macaé, junto com Carapebus e Quissamã, abriga o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, com 44 km de praias, 18 lagoas costeiras e abrigo para diversas espécies de fauna e flora da restinga. Na unidade de conservação, foram encontradas, inclusive, novas espécies para pesquisas. Macaé vive não apenas os impactos da crise econômica, mas pode vir a sentir os das novas estratégias de investimentos da Petrobras na perspectiva do pré-sal, precisando encontrar novos rumos para o desenvolvimento regional, tendo como norte o projeto do Parque Científico e Tecnológico, gerido pelo IMCT, que pretende Macaé com a “Capital do Conhecimento”.
Mestrado e novo Doutorado
Os editais de seleção dos cursos de mestrado e doutorado estão disponíveis em: http://www.macae.ufrj.br/ppgprodbio/index.php/22-processo-seletivo/118-edital-do-processo-seletivo-de-ingresso-no-mestrado-e-doutorado-do-ppg-prodbio-2016-1. As provas de mestrado serão em 22 a 26 de fevereiro e as de doutorado em 29 de fevereiro a 4 de março. A primeira turma do Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências (PPGProdBio), de 2011, foi formada na sede do IMCT, no bairro Novo Cavaleiros. O coordenador do Programa Bioativos e Biociências, Phd em Bioquímica, Leonardo Cinelli, ressalta que o conhecimento produzido na região acaba fixado aqui, porque muitos dos formados nos cursos de mestrado atuam em universidades locais e pretendem se inscrever no doutorado dando continuidade às suas pesquisas. “Esses mestres e doutores são agentes transformadores da sociedade”, frisa.
Sétimo Encontro de Integração Científica
O 7º Encontro de Integração Científica oferece palestras e mesas-redondas de caráter multidisciplinar e científico pelos pesquisadores da UFRJ e de outras instituições. Não há necessidade de inscrição prévia e a entrada é franca. Ele faz parte da programação da atividade de extensão da universidade, ‘Semana de Integração Acadêmica (SIA)’, já na sétima edição, que é aberta ao público. O evento anual do Campus UFRJ-Macaé tem o envolvimento de docentes, discentes e técnicos-administrativos e é organizado pelas Coordenações de Pesquisa e de Extensão. A programação completa, com atividades até sexta-feira (4), está em www.macae.tic.ufrj.br/eventos.