Foto: João Barreto
Nesta quarta-feira (25), às 9 horas, acontece o lançamento oficial da campanha com a mobilização no calçadão da Avenida Rui Barbosa
"Uma vida sem violência é um direito das mulheres". Esse é o tema oficial da campanha internacional dos 16 dias de ativismo, que tem como objetivo chamar a sociedade para o comprometimento com o fim da violência contra a mulher no mundo. Para celebrar a iniciativa, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, organizou programação completa para debater o assunto.
O evento ocorre em todo o mundo num período de significativas datas históricas e marcos de luta das mulheres: quarta-feira (25), Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos) e foi promovido também na semana passada, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20).
De acordo com a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, a proposta é alertar a população sobre o fim da violência contra a mulher e despertar sobre as diversas formas de agressão. "Existem vários tipos de violência contra a mulher, como institucional, obstetrícia, gênero, social, sexual, patrimonial, entre outras", destacou Jane, alertando ainda que, segundo a Lei Maria da Penha, a vítima sempre vai ser uma mulher, mas o agressor pode ser qualquer um, até mesmo a própria mãe, não somente homem.
Os 16 dias de ativismo acontecem atualmente em 159 países. No Brasil tem início no Dia Nacional da Consciência Negra e se encerra no Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Como funciona o Centro Especializado de Atendimento à Mulher
O Ceam oferece apoio psicológico, jurídico e social às mulheres vítimas de violência. De janeiro a outubro de 2015, o centro atendeu 3.554 mulheres em Macaé. Na parceria entre o Ceam, a Polícia Militar e o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), é realizado monitoramento dos casos de violência contra a mulher no município, promovendo a efetividade da Lei Maria da Penha. O endereço do Ceam é Rua São João, 33, Centro, ao lado da 123ª DP. Mais informações pelo número (22) 2796-1045.
Programação 'Uma vida sem violência é um direito das mulheres'
25/11 - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
9 horas - Lançamento oficial da campanha com a mobilização no calçadão da Avenida Rui Barbosa;
27/11 - 10 horas - Roda de Conversa com as mulheres no Polo de Cultura da Fronteira;
30/11 - 8h30min - Exposição dialogada no CRAS Barra;
30/11 - 14horas - Exposição dialogada no CRAS Botafogo;
1/12 - Dia Mundial de Combate à Aids
2/12 - Beleza, Saúde e Qualidade de Vida.
Local: Ceam, das 9 às 14 horas. Ação em parceria com Espaço Mulher Cidadã (corte de cabelo, penteado, escova, design de sobrancelha, maquiagem), Subsecretaria Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (laboral e auriculoterapia) e Hortifruti.
6/12 - Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres - Campanha do Laço Branco. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos convida todas as secretarias municipais a aderirem a campanha vinculando a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres. Na data será enviado o laço branco "Homens pelo fim da violência contra a mulher".
7/12 - 9 horas - Roda de Conversa no Centro Pop.
7/12 - 15 horas - Comemoração do Dia Internacional dos Defensores dos Direito das Mulheres.
Local: Ceam
8/12 - 9 horas - Roda de conversa na Pousada da Cidadania.
8/12 - 14 horas - Exposição dialogada com o Grupo da Terceira Idade "Sol Nascente da Virgem Santa".
9 e 10/12 - 14 horas - Exposição dialogada no CRAS Aeroporto.
14/12 - 10 às 16 horas - Unidade Móvel para as mulheres vítimas de violência do Campo e da Floresta.
Local: Assentamento Prefeito Celso Daniel.