Foto: Guga Malheiros e Maurício Porão
Os Idosos foram avaliados e cadastrados no Sisvan.
Uma programação especialmente preparada pela Prefeitura de Macaé, através da Subsecretaria do Idoso, será realizada nesta segunda-feira (1) no Centro de Convivência do Idoso, Elisa Lamoglia Mussi (CCI), na Ajuda de Baixo, para celebrar o Dia Nacional e Internacional do Idoso.
A partir das 13h estão previstas diversas atrações para que a Terceira Idade possa comemorar o seu dia. Entre elas estão apresentação de cantores regionais com os temas Mulher Rendeira e Luiz Gonzaga e ainda, do Grupo Sabiá; Inauguração da Biblioteca do Centro de Convivência; Música e Dança; História de Macaé em Cordel; Dia de Beleza, com cortes de cabelo e unhas artesanais; Oficinas de mesa com baralho, dama, dominó e xadrez, além de sorteio de brindes. Toda a programação conta com a parceria do Conselho Municipal do Idoso.
Segundo a subsecretária do Idoso, Marli Reis, estão sendo esperados cerca de 500 idosos dos vários grupos da cidade. Ela informou que tudo foi preparado com o carinho que a Melhor Idade merece.
- Além das atividades recreativas e culturais teremos quatro fisioterapeutas para desenvolverem um trabalho de relaxamento e professores de Educação Física para as atividades laborais com os idosos, explicou.
Antecipando a Semana Municipal do Idoso em Macaé, na última quinta-feira (27), aconteceu a segunda etapa da avaliação nutricional e cadastramento no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) dos idosos do Grupo Despertar (que se reúne na Lira dos Conspiradores) e de outra parte da Guarda Sênior. Uma integração entre a Subsecretaria do Idoso e a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), objetivando fazer o diagnóstico descritivo e analítico da situação alimentar e nutricional da população idosa de Macaé.
- O Sisvan é uma importante ferramenta para o monitoramento da situação alimentar e nutricional da população, auxiliando na elaboração de políticas públicas de saúde. O inquérito nutricional é feito para que o sistema possa pontuar como está o estado nutricional dessa camada da população e, de acordo com o resultado, nortear o poderá ser feito, assegurou a coordenadora da Catan, Débora Peçanha.
A subsecretária adiantou que a Semana Municipal do Idoso irá se prolongar nas tardes do mês de outubro. “Todas as tarde de segunda à quinta-feira vamos trazer os grupos de idosos para o Centro de Convivência a fim de promover o bem estar com inúmeras atividades e recreação”, completou.