Foto: Guga Malheiros
Hasteamento da bandeira nacional acontece nesta quinta-feira
Um momento de amor à pátria e de civismo. Essa manifestação vai marcar o hasteamento da bandeira, na entrada do Paço Municipal, nesta quinta-feira (19), às 11h45, para comemorar o Dia da Bandeira, símbolo máximo que representa o Brasil.
Toda a comunidade macaense está convidada a participar dessa solenidade. Na ocasião, estarão presentes autoridades municipais, além de membros das guardas Sênior, Mirim, Ambiental e Municipal.
Também estarão em frente à prefeitura neste dia, agentes da Defesa Civil e da Mobilidade Urbana. O evento está sendo promovido pelo Cerimonial do Gabinete do Prefeito.
Em todo o Brasil ocorrem hasteamentos nesse Dia da Bandeira, sempre ao meio-dia, de acordo com a Lei Federal 5700 de primeiro de setembro de 1971. Outro ponto de Macaé onde a solenidade acontece é o Forte Marechal Hermes.
Ordem e Progresso
O termo 'Ordem e Progresso', escrito na bandeira brasileira está vinculado ao Positivismo, filosofia dos republicanos que formaram o símbolo. No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889.
Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: alterações na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa.
A nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.