A Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé vem atuando para garantir a preservação e a ampliação das áreas verdes do município. Ações de plantio, que acontecem ao longo de todo o ano, têm no Dia da Árvore – 21 de setembro, um motivo a mais de celebração. Em 2022, foram 410 árvores plantadas no município. Neste primeiro semestre, o número chega a 298 e a meta é chegar até o fim de 2023 com 500 mudas plantadas.
A programação comemorativa começou nesta terça-feira (12) com oficina, apresentação musical e o plantio de um Ipê Roxo, na Escola Municipalizada Caetano Dias, mostrando que, mesmo em espaços pequenos, uma árvore pode fazer a diferença. “Foi uma experiência enriquecedora que integra o nosso projeto institucional ‘O que tem no meu caminho’, composto ainda por criação de uma horta, canteiros sensoriais e ocupação do espaço, permitindo um maior contato com a natureza, tão importante para a educação infantil”, informou a diretora adjunta Lília Garbeline, acompanha da diretora-geral, Andréa Cuzzatti.
A coordenadora de Arborização da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Fernanda Norbert Costa, explica que as atividades em comemoração ao Dia da Árvore buscam fomentar a arborização no município. “Esse trabalho, que é constante, contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida de todos nós. As árvores desempenham um papel vital na redução da poluição do ar, na diminuição dos ruídos urbanos, no fornecimento de sombreamento e na estabilização das temperaturas locais”, aponta.
No dia 21 de setembro, a partir das 8h, será realizado Curso de Capacitação voltado para profissionais da Prefeitura de Macaé que lidam diariamente com o manejo da arborização urbana. O encerramento dos eventos comemorativos será no dia 23 de setembro, com o plantio de 40 mudas no entorno da Ciclovia da Linha Vermelha, às 8h. A ação acontece em parceria com a ONG Pedala Macaé, com o envolvimento de ciclistas voluntários.
“As plantas são, sem dúvida, o maior patrimônio ambiental que as cidades possuem. Para alcançar esse objetivo da meta para este ano é essencial o engajamento de todos. Cada árvore plantada é um passo em direção a uma Macaé mais verde, saudável e sustentável”, ressalta Fernanda.