logo

Macaé Céu Aberto: um ano de sucesso cultural

15/02/2007 16:19:40 - Jornalista: Janira Braga

A cultura na sociedade pós-moderna macaense ganhou fôlego há cerca de um ano. Considerando aspectos como a música como fator de integração social e a multiculturalidade como concepção do novo, o projeto Macaé Céu Aberto comemora doze meses de sucesso, implantado pela prefeitura, por meio da secretaria de Governo, com apoio da Macaé Tur. Os idealizadores são o secretário de Governo, André Braga e o produtor cultural Aldebaran Bastos.

A idéia do projeto era revitalizar o centro cultural da cidade. Objetivo que, passadas cem bandas pelo programa, além de convidados, foi alcançado. “O saldo deste um ano de ‘Macaé Céu Aberto’ é positivo. Macaé é uma cidade merecedora de grandes projetos culturais e o Macaé Céu Aberto é um dos pioneiros. O projeto criou uma cara cultural para a cidade nas sextas-feiras à noite. Fazemos uma avaliação positiva pelo impacto sociocultural que o projeto causou na cidade”, afirma Aldebaran.

O produtor pontua que o objetivo é ocupar gradativamente todos os dias da semana com uma programação cultural, com foco na música. “Este é um espaço democrático da cidade. Fazemos questão que todos os grupos passem pelo projeto, que dá mais espaço para as bandas”, diz.

O Macaé Céu Aberto realizou diversas edições especiais neste ano em datas comemorativas como Dia das Crianças, Dia da Consciência Negra, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, entre outras. Todas no mesmo lugar: palcos um e dois na Avenida Rui Barbosa, no Centro. Outra edição especial do Macaé Céu Aberto foi a programação no Fest Verão, na Praia dos Cavaleiros. Artistas como Beto Guedes, Yamandu Costa e Jerry Adriane passaram pelo palco do Macaé Céu Aberto na praia e consolidaram de vez o projeto.

ESTILO MUSICAL - Samba, choro, jazz, blues, música instrumental, pop, rock, reggae são alguns dos estilos musicais que embalaram o público nos dois palcos do projeto: o palco um, em frente ao Bar Zé Mengão e o palco dois, em frente ao Regini’s Bar. “O público que participou dos shows do projeto ouviu música de qualidade. Temos espaço para tudo, mas sempre converso com os grupos para pedir cuidado com o repertório. Uma das coisas mais legais é que muitos grupos estão se formando a partir do projeto”, destaca o produtor cultural Aldebaran Bastos.

Os dois palcos montados na Avenida Rui Barbosa eram chafariz desativados. Com solicitação da secretaria de Governo, o que era chafariz, virou um palco de cultura. Aldebaran ressalta a importância da adesão da prefeitura no projeto e a parceria com o secretário de Governo. “O prefeito Riverton Mussi deu oportunidade de desenvolver este projeto e o secretário de Governo é um dos idealizadores também. A Macaé Tur abraçou o projeto e hoje, às sextas-feiras, a Avenida Rui Barbosa é freqüentada por pessoas que gostam de uma boa música”, comenta.

Lene Morares e muito samba no aniversário de um ano do projeto

E para comemorar o aniversário de um ano do projeto Macaé Céu Aberto, as atrações desta sexta-feira (16) serão: no palco um, em frente ao Bar Zé Mengão, Lene Moraes e grande show de samba. No palco dois, se apresenta o grupo “Conversa Comigo”, de choro e samba. “Com estes shows, vamos abrir o Carnaval”, destaca Aldebaran. As apresentações começam a partir das 19 horas.