logo

Macaé Cidadão finaliza a primeira etapa da pesquisa no comércio

16/03/2007 15:22:37 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Pesquisadores do Macaé Cidadão concluíram a primeira etapa do projeto “Unir e Vencer”, com o setor do comércio para identificar as principais necessidades deste segmento. Foram visitados 753 estabelecimentos, sendo 330 comerciais e os demais de outro segmento como indústria e serviços. A próxima fase será feita leitura dos dados pelos técnicos do Programa Macaé Cidadão, para em seguida serem transformados em relatórios.

O projeto foi criado numa parceria com Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), secretaria municipal de Industria e Comércio (Semic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Senac-Rio. Para a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, a receptividade dos empresários foi positiva. “As recusas acontecem mesmo”, afirma.

Segundo Amélia, em alguns casos os pesquisadores tiveram que retornar ao estabelecimento mais de duas vezes, sendo em muitas delas, o próprio supervisor teve que comparecer à loja. “Só assim conseguimos atingir o maior número de lojistas”, frisa Amélia.

A próxima fase da pesquisa será realizada com os empresários do Parque Aeroporto. “Nossa estimativa é iniciar o trabalho dentro de um mês”, relata Amélia. Segundo ela, nesse período, serão feitos os mapas do bairro e todo levantamento necessário para começar a pesquisa. Para a coordenadora do Macaé Cidadão, os dados colhidos serão úteis tanto para o projeto “Unir e Vencer” quanto para outros que as instituições parceiras queiram fazer.