logo

Macaé Cidadão forma Cuidadores de Crianças e realiza pesquisa

06/12/2007 15:43:10 - Jornalista: César Dussac

Símbolo de um governo que optou pela cidadania, o Macaé Cidadão, vinculado à secretaria municipal Especial de Integração Governamental e Comunicação Social, coordenado por Amélia Guedes, vem realizando pesquisas que fornecem dados para a implementação de políticas públicas em benefício do cidadão macaense. Resultantes deste trabalho são os cursos de Capacitação de Cuidadores de Idosos, encerrado recentemente, e o de Capacitação de Cuidadores de Crianças, que termina na próxima quarta-feira (12), às 18h, no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, onde são ministra as aulas.

Segundo a coordenadora de Projetos de Cidadania, Elma Leigo, o curso de Capacitação de Cuidadores de Crianças, com 54 horas de aulas, prepara pessoas inexperientes e aprimora profissionais da área para trabalharem com alunos da Educação Infantil, na faixa etária de seis meses a dois anos e meio (creches) e de três a cinco anos. Exige-se dos candidatos a comprovação do término do ensino fundamental (9º ano). Elma dá mais detalhes sobre o curso.

- Sob a supervisão de Amélia Guedes, que é educadora, a coordenadoria de Projetos de Cidadania seleciona a equipe multidisciplinar que ministra o curso, com base no currículo e experiência de cada um em temas ligados à educação de crianças em seus primeiros anos de vida. Atualmente, contamos com uma psicopedagoga, que ensina a lidar com crianças portadoras de necessidades especiais, uma enfermeira que trata de primeiros socorros, um odontopediatra, um psicólogo que aborda o relacionamento e a psicomotricidade de crianças em desenvolvimento, nutricionista, musicoterapeuta, contador de histórias e outros profissionais.

Ao término, o formando recebe um certificado com a relação dos palestrantes e os respectivos temas abordados. Os nomes dos novos cuidadores são enviados à Central de Atendimento Especializado ao Trabalhador (Caet), para inclusão no banco de dados, disponível a empregadores.

Elma informa que, há um ano, com a orientação da coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, todos os projetos foram centralizados, medida que se mostrou acertada, pelos resultados significativos obtidos. Na oportunidade, ela fala sobre a pesquisa Art Luz.

- Estamos apurando os dados da pesquisa domiciliar Art Luz, desenvolvida pela Coordenadoria de Estudos e Pesquisas, que coordena todas as pesquisas realizadas, e que tem à frente, temporariamente, Amélia Guedes. Após a apuração, os dados são criticados e seguem para o banco de dados da coordenadoria de Informação e Dados Estatísticos, sob a direção de Márcia Loureiro, constituindo-se em subsídios para a elaboração de Políticas Públicas. Através desses dados, levantamos demandas de capacitação de fomento da cidadania. Todas as informações passam também pela Coordenadoria Administrativa, sob a responsabilidade de Débora Medina Barroso - conclui.