logo

Macaé Cidadão inicia levantamento de religiões afro-brasileiras

12/03/2008 09:21:06 - Jornalista: Simone Noronha

A Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão inicia no próxima quarta-feira (19) levantamento nos terreiros de Umbanda e Candomblé em todo o município. A pesquisa tem como principal objetivo obter informações sobre os terreiros, além da formação de um cadastro geral, estabelecendo seus perfis e suas particularidades. Na pesquisa, serão elaborados de relatórios e tabelas e, em uma segunda etapa, uma cartilha sobre o tema, que será feita pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde.

De acordo com a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, o levantamento foi solicitado pelo prefeito Riverton Mussi, atendendo a uma solicitação da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, entidade da sociedade civil organizada que reúne mais de 300 organizações em todo o país. A pesquisa será feita em todo o município, abrangendo os 22 bairros, distritos e sub-distritos. O treinamento dos pesquisadores será feito na próxima segunda e terça-feira (17 e 18), das 8h às 13h.

- Montamos um questionário específico, fechado, com o objetivo de levantar as características e especialidades de cada terreiro. Após a visita dos terreiros, será elaborado um banco de dados, disponibilizado em mídia digital, e relatórios sobre todos os terreiros pesquisados, explicou Amélia Guedes.

Para a realização do levantamento, o Macaé Cidadão – órgão oficial de pesquisa da prefeitura de Macaé – a equipe já definiu os temas a serem investigados, e já elaborou os manuais do pesquisador e supervisor, o material de coleta, o planejamento do treinamento do pessoal, além da apresentação da produção do material à Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e à Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé (Corafro).

Esta semana, Amélia Guedes se reuniu com os representantes em Macaé da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Maria Olympia Figueiredo e Sebastião Roberto dos Santos, com o coordenador da Corafro, Josias Martins, e com o colaborador do Macaé Cidadão, Rony Andrade Vieira. No próximo dia 18 às 18h30m, no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé, a Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão recebe todos os responsáveis pelos terreiros de Umbanda e Candomblé, para o Encontro de Cidadania, para informar a todos sobre a pesquisa que será realizada.