logo

Macaé Cidadão inicia projeto Educando na Cidadania

22/03/2007 17:01:47 - Jornalista: Ludmila Azevedo

O Programa Macaé Cidadão, em parceria com a secretaria de Educação de Macaé (Semed), deu início ao projeto Educando na Cidadania. O primeiro encontro de 2007 aconteceu na tarde desta quinta-feira (22), no Paço Municipal, com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas participantes. Em pauta, a avaliação do projeto em 2006 e a proposta do projeto para 2007, com o tema “Olhares da Terra”.

O Educando na Cidadania tem como proposta envolver alunos, professores, equipe de apoio das escolas, diretores, pais e a comunidade em uma discussão em torno do tema cidadania em sua dimensão histórica.

Dentro do projeto para este ano serão enfocados como sub-temas Cidadania e Ética, Aquecimento Global e os Excluídos da Terra. “O maior ganho do “Educando” é a sensibilização e reflexão para o exercício da cidadania”, afirma a coordenadora de Projetos e Cidadania do Macaé Cidadão, Elma Bichara.

Para ela, esse é um projeto que quebra paradigmas como preconceitos e valores que com o passar do tempo vão mudando. “É um movimento de transformação”, lembra ela.

O projeto tem conseguido atingir seu objetivo. “Na Escola Joaquim Augusto Borges, na Bicuda Grande, os alunos já estão cobrando o início do projeto”, conta o diretor adjunto da escola, Paulo Henrique Dantas. Mas, para promover o envolvimento de todos os alunos, os diretores da escola lançaram mão de algumas estratégias. “No primeiro ano, foi a vez dos alunos mais dedicados, já no segundo ano do projeto foram escolhidos aqueles alunos que não participavam de eventos externos”, relata Dantas.

A identificação dos alunos com o “Educando” acontece através dos temas. “Falar de gravidez na adolescência, drogas são temas que conseguem atingir pelo menos parte do público”, esclarece.

Na Escola Municipal da Aroeira, o grande fruto do projeto Educando foi a criação de um DVD feitos pelos alunos com a história do bairro e de Macaé. “Os alunos adquiriram autonomia para discutir questões de cidadania”, frisa a coordenadora pedagógica da escola, Verônica da Conceição.

Segundo ela, o projeto estimulou os jovens a buscarem no bairro as principais necessidades. O “Educando” é enfocado em todas as disciplinas, informa a coordenadora pedagógica. “Em biologia discutimos a questão dos moradores com pressão alta, o lixo que é jogado na rua que é uma questão de cidadania”.

A próxima etapa do Educando na Cidadania será um encontro com os professores.