logo

Macaé Cidadão lança livro sobre exclusão racial

12/12/2005 16:49:58 - Jornalista: Ludmila Azevedo

O Programa Macaé Cidadão lança nesta terça-feira (dia 13), no Teatro Municipal de Macaé, às 19h, o livro Exclusão Étnico-Racial. O livro foi baseado na pesquisa domiciliar feita entre os anos 2001 e 2003, onde foi apontado uma parcela significativa de jovens de 0 a 24 anos que são afro-descendentes, dado que reflete uma nova realidade em Macaé. O evento conta com o apoio da Fundação Macaé de Cultura e da Corafro.

Dentro da programação está previsto apresentações culturais e uma palestra a ser proferida pelo diretor de programas da secretaria especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da presidência da República, Jorge Luiz Carneiro que falará sobre “O Brasil e as desigualdades étnico raciais”. Em seguida haverá o lançamento do livro.

O livro apresenta ainda há uma segregação racial muito forte em Macaé. Seja em relação à faixa salarial, ou a vantagens. Nesses dois pontos os afrodescendentes têm grande desvantagem, segundo a pesquisa. “Este trabalho pretende retratar a realidade dos afrodescendentes em Macaé”, diz a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes.

No corredor da Galeria Hinderburgo Olive haverá ainda a apresentação da mostra Imagens da Escravidão, através de oito painéis que farão um breve relato da história da escravidão em Macaé.