logo

Macaé Cidadão mobiliza estudantes para o plantio de árvores

11/05/2007 11:34:31 - Jornalista: Ludmila Azevedo

O programa Macaé Cidadão fará, no dia 15, às 9h, o plantio de 110 árvores na Escola Municipal da Aroeira. A ação é uma forma de compensar, de forma simbólica, a emissão de gás carbono com a produção do livro “Exclusão Social & Desenvolvimento Humano”, projeto editorial do Macaé Cidadão que será lançado no próximo dia 16, no Centro Macaé de Cultura. O plantio conta com a parceria da secretaria de Meio Ambiente (Semma) e a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape).

Entre as espécies que serão plantadas estão frutíferas, ipê amarelo, aroeira e ingá. Nesta quinta-feira (10), funcionários da Agrape fizeram as covas, respeitando o espaçamento programado pelos técnicos da Semma

- O plantio é fruto do projeto “Educando na Cidadania” que tem como proposta sensibilizar alunos e comunidade para o exercício da cidadania - lembra coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, acrescentando que o projeto busca quebrar alguns paradigmas, preconceitos e valores que hoje não são os mesmos. Conforme ela, o programa está propondo um movimento de transformação.

Segundo a orientadora pedagógica da Escola da Aroeira, Verônica da Conceição, os alunos compreenderam a proposta do projeto e os resultados são visíveis.

- Eles adquiriram autonomia para discutir questões de cidadania - conta. A pedagoga ressalta que em 2005, os alunos elaboraram uma carta pontuando questões do bairro, além de criar o DVD ‘Bairro Vivo’, contando a história do bairro.

No plantio das mudas de árvores, os alunos estarão novamente envolvidos com foco direcionado na preservação do meio ambiente. As ações desenvolvidas no projeto Educando na Cidadania são levadas para a sala de aula e discutidas nas disciplinas correspondentes ao assunto.