logo

Macaé Cidadão prorroga curso de emprega doméstica

17/02/2006 17:56:30 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Para levar mais conhecimento às alunas do curso de empregada doméstica, o Programa Macaé Cidadão e a secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) prorrogaram as aulas até o dia 22 de fevereiro. Foram incluídas mais quatro aulas de receitas básicas de cozinha. O curso, que teve inicio em novembro e a formatura acontecerá no dia 8 de março, às 18h30, na Incubadora de Cooperativas, onde está sendo ministrado o curso.

Nas próximas aulas as alunas aprenderão a fazer pratos básicos usados no dia-a-dia, esclarece a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes. “Serão ensinadas técnicas de escaldar carnes salgadas, fazer empadão e a preparar salpicão”, frisa. Segundo a coordenadora, as alunas também vão aprender a utilizar os temperos.

Durante o curso, elas tiveram aulas de etiqueta, direito do empregador e do empregado e a fazer orçamento doméstico. Neste último o foco principal foi economizar. A orientação foi repassada pela especialista em orçamento familiar, Érica Pimentel, que fez questão de frisar a importância de saber distinguir o que é desejo e o que é prioridade na hora de comprar. “É uma forma de ensinar as alunas a não serem consumistas”, adianta Amélia, acrescentando que o curso vai colocar no mercado de trabalho, profissionais mais que qualificadas.

Após concluírem o curso, as alunas que não estão empregadas serão cadastradas no banco de dados da Central de Atendimento Especializada em Trabalho (CAET), projeto da secretaria de Trabalho e Renda. Muitas vagas já foram oferecidas ao longo do curso. As candidatas passaram por uma entrevista e as que se adequaram ao perfil solicitado foi empregada.