Pelo quarto ano consecutivo, alunos das escolas municipais de Macaé vão participar do Prêmio Detran de Educação para o Trânsito, organizado em todo o país pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran). A partir da próxima semana, equipes da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), em parceria com a Secretaria de Educação, começam a divulgar nas escolas o tema deste ano: “O jovem e o trânsito”. Os trabalhos de redação e poesia são avaliados de acordo com a faixa etária.
De acordo com o presidente da Mactran, Lúcio Aracati, o Prêmio Denatran é uma excelente arma para promover a educação no trânsito, principalmente entre as crianças. “Elas se tornam multiplicadoras do que aprendem na escola. O prêmio é uma forma de estimular os alunos a refletirem sobre segurança”, afirmou. No Prêmio Denatran do ano passado, três alunos e uma professora foram premiados na categoria estadual.
O Prêmio Denatran tem como objetivo estimular nas crianças, jovens, educadores, profissionais do trânsito e da comunicação a reflexão sobre o trânsito em sua cidade. Em 2004, a Mactran ficou em terceiro lugar na categoria Órgão Executivo de Trânsito, com a campanha “Por que você não olha para mim?”. Em 2005, a nível estadual, Macaé foi premiada em cinco categorias. A aluna Magda Cristina Nunes Mendonça, do Colégio Municipal Ivete Santana Drummond de Aguiar, foi a primeira colocada na categoria sétima e oitava séries a nível nacional.