Foto: Robson Maia
Desfile ganha adesão da população
Com entusiasmo e gritos de apoio, a população de Macaé recebeu nesta sexta-feira (29), na Avenida Elias Agostinho, no bairro de Imbetiba, o Desfile Cívico de comemoração aos 198 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Este ano foi marcado por uma homenagem aos professores, que entraram na avenida junto com os alunos.
- Homenagear os professores é uma forma de valorizar ainda mais a educação em nosso município. Macaé, que possui 33 escolas em tempo integral e é o terceiro maior município com investimentos em Educação no Estado do Rio e quarta maior despesa per capita no setor, segundo o estudo Finanças dos Municípios Fluminenses, comemora com alunos, professores e a população em geral seu aniversário – afirmou o prefeito.
A vice-prefeita, Marilena Garcia, destacou as conquistas do município nos últimos anos. “Nesse momento que Macaé completa 198 anos, mostramos que a educação é uma das prioridades da prefeitura. E acredito que no aniversário da cidade temos que comemorar as parcerias bem sucedidas com o Governo do Estado e em especial, com o Governo Federal, que nos trouxeram investimentos como o Proinfo, Pronasci, entre outros”, ressaltou.
O Secretário de Educação, Guto Garcia, lembrou que a valorização dos professores é uma das ações que vem sendo realizadas pela Prefeitura como forma de desenvolvimento da Educação. “Os professores são parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem e merecem esta homenagem” disse, lembrando que com a equiparação salarial realizada pela prefeitura, o salário do magistério em Macaé passou a ser o maior do Estado. “E acredito que, com a revisão do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) do magistério, as conquistas serão ainda maiores”.
Ele pontuou que a prefeitura também tem investido na reforma e manutenção das unidades escolares e que até ano de 2012, deverão ser inauguradas mais sete novas unidades. “Se dúvidas, Macaé está se tornando uma cidade do conhecimento. Além da Educação Básica, o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP), tem despontado como referência em qualificação profissional no município e a Cidade Universitária, que receberá este ano mais dois prédios, é a única do Estado a ter cursos da UFRJ”, comentou.
Presente no desfile, o presidente da Câmara, vereador Paulo Antunes, pontuou que o Poder Legislativo sempre participa dos eventos importantes para a cidade. “Hoje é dia de celebrar o desenvolvimento da nossa cidade. Os professores tem participação fundamental na formação do cidadão e por isso a homenagem é mais do que merecida. Hoje é dia de celebrar o desenvolvimento de Macaé, fruto de muito trabalho do atual governo. A cada ano, novos desafios surgem, o que me motiva a trabalhar cada vez mais pela nossa cidade”, afirmou o presidente Paulo Antunes.
Autoridades das Forças Armadas, secretários e vereadores acompanharam o desfile de escolas, instituições, associações, ONGs, clubes e outros tipos de entidades.
O desfile foi aberto pelas corporações militares formadas pelo Forte Marechal Hermes, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil e Secretaria de Limpeza Pública. O segundo pelotão foi formado pela Casa do Idoso, Terceira idade, Amac, Amada e APAE.
A Fundação Macaé de Cultura, a Secretaria Municipal de Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Social, Projeto Nova Vida, Academia Samara Jardim, 95º e 115º Grupos de Escoteiros, CEMEAS e o Moto Clube desfilaram ao som de diversas bandas.
Tema homenageia professor
Com o tema “Professor nossa maior riqueza”, a Secretaria Municipal de Educação abriu o desfile com um pelotão de cerca de 300 professores de Ensino Fundamental e Infantil da Rede Municipal de Educação.
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, a participação dos alunos e professores é de suma importância para destacar a cidadania: “Nosso município vai comemorar as conquistas de seus 198 anos, portanto, a integração de estudantes, pais e educadores é essencial. O trabalho dos professores em sala de aula precisa ser reconhecido e valorizado por todos, pois é neste local que está sendo construído o futuro de cada um dos nossos estudantes”, diz.
No total, mais de 700 profissionais da educação de 80 unidades escolares participaram. A importância do professor para o crescimento e desenvolvimento dos alunos foram ressaltados com faixas com frases de Madalena Freire, Janopi Mamedes, Guimarães Rosa, além dos versos da música “Ao mestre com carinho”.
A homenagem contagiou diversas instituições que também trouxeram suas homenagens, como a Terceira Idade, que trouxe também um pelotão de professores e a Associação Macaense se Apoio aos Cegos (AMAC), que também exaltou uma professora.
As professoras que participaram do pelotão se mostraram entusiasmadas e receberam gritos de apoio durante toda a avenida. “Acho muito legal a Secretaria ter homenageado os professores. Eles merecem”, disse Francisco Vieira Gomes, que assistiu o desfile. “Acho que a homenagem foi merecida”, completou Luana Souza.
De acordo com a organização do evento, o desfile cívico contou com aproximadamente dois mil estudantes e profissionais da Educação.