Foto: Jurandir Badaró e Rui Porto Filho
Mercado de Peixes é o principal ponto de desembarque da cidade
Macaé está entre os dez municípios de maior produção pesqueira do Estado do Rio de Janeiro. Foram capturados 497.149,1 quilos de pescado no ano de 2015, o que gerou cerca de R$ 2 milhões para a economia local. O resultado foi baseado por meio de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), em parceria com a prefeitura. O monitoramento coletou informações no principal ponto de desembarque da cidade, o cais do Mercado de Peixes. Entre as espécies mais desembarcadas estão o goete (74.652,6 kg), o dourado (61.650,0 kg) e a mistura (34.592,6 kg).
- A pesca representa não só nossas raízes, mas parte importante do nosso desenvolvimento. Saber que representamos bem esse setor, nos dá a certeza que estamos trabalhando na direção certa - destaca o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães.
O objetivo da pesquisa é estimar a produção pesqueira desembarcada no município, além de caracterizar a frota quanto aos petrechos e embarcações utilizadas. “Este monitoramento é fundamental para embasar políticas públicas voltadas para o setor e para pesca sustentável", pontua a coordenadora de extensão da Fiperj, Maria de Fátima Valentim.
Segundo a subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro da Silva, essa pesquisa foi realizada pela primeira vez em Macaé. "Por meio desse resultado, o município ficou reconhecido no setor, o que gera mais benefícios aos profissionais de pesca como, por exemplo, o aumento no valor do empréstimo por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)", diz, acrescentando que algumas espécies de peixes estão retornando a Macaé, como o guaibira, mais conhecido como peixe-porco.
Além da pesquisa, a Fiperj desenvolve ações gratuitas voltadas para piscicultura, emissões de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP, física e jurídica), elaborações de projetos Pronaf, orientações sobre a nota fiscal do pescador, cursos de capacitação, entre outros.