logo

Macaé comemora Dia do Assistente Social

13/05/2015 17:05:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Moisés Bruno

O encontro possibilitou troca de experiências e conhecimento

“Entrelaçando ideias, desatando propostas” foi o tema do evento que aconteceu nesta quarta-feira (13), no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (CeALO), em homenagem ao Dia do Assistente Social (15 de maio). Realizado pela coordenadoria de Assistência Social da secretaria de Saúde, O objetivo da ação é valorizar os servidores municipais com base na troca de experiências e conhecimento de novas técnicas de trabalho. Durante o dia, mais de 80 profissionais passaram pelo evento.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Pedro Reis, o assistente social deve ter o compromisso de desempenhar suas atividades não só de maneira técnica, com também incluindo as relações humanas. “O papel do profissional de saúde, principalmente, do assistente social, deve ser também de amor ao próximo”, disse.

O evento contou com duas palestras, a primeira, sobre plantão social, e a segunda, sobre atendimento de recepcionistas ao acolhimento do idoso. Uma das palestrantes do dia, a assistente social especialista em saúde do idoso, Juliana Aguiar Santana, falou sobre “Acolhimento ao Idoso no Pronto Socorro do Aeroporto – uma proposta de aprimoramento profissional aos recepcionistas”, tema do seu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), premiado na 1ª Jornada de TCC da Especialização em Saúde da Pessoa Idosa na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A profissional discutiu sobre envelhecimento populacional. “A importância desse evento é capacitar profissionais da saúde para atender essa demanda”, ressaltou.

“Plantão social, limites e possibilidades para o exercício profissional dos assistentes sociais” foi o tema debatido pela segunda palestrante do dia, a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Fernanda de Oliveira Monteiro, também especialista em Saúde Mental e Mestre em Política Social.

Além das palestras, debates abertos sobre os temas abordados também fizeram parte da programação. A coordenadora do Serviço Social da Saúde, Renata Graça de Oliveira, falou sobre a importância da atuação desse profissional no município. “Precisamos valorizar os profissionais e contar com a sensibilidade de cada um para a contribuição na qualidade do atendimento aos usuários”, destacou Renata.

O Assistente Social é lembrado pelo seu dia todos os anos em Macaé.