Com o tema “Acessar sim, limitar não!”, a Prefeitura de Macaé, através da Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, inicia, nesta sexta-feira (19), à semana de sensibilização comemorativa da luta das pessoas com deficiência. Vários eventos devem ocorrer objetivando a inclusão social, desestigmatização e acessibilidade. Segundo a subsecretária Camila Butinholli, durante 10 dias vão ser abordados inúmeros temas, dentre eles os tipos de deficiência, classificação, como tratar as pessoas com deficiência, direitos e políticas públicas.
- Pretendemos atingir a sociedade com mudança de olhar para a questão das deficiências, através da abordagem nos órgãos públicos em primeira instância e em outros espaços posteriormente, como forma de promover uma discussão ampla e democrática, formar uma sociedade mais justa e igualitária, acessível, buscando conscientizar todos sobre as pessoas com deficiência. A ideia é quebrar as barreiras de atitudes físicas, revela Butinholli.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado no Brasil em 21 de setembro e a data foi instituída, em 2005, por meio da Lei n° 11.133 - escolhida pela proximidade do início da Primavera e o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições.
Viver sem limites – Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Macaé fez adesão ao Plano Nacional Viver sem Limites. Com a adesão, o município ressalta o compromisso com a convenção dos direitos da pessoa com deficiência. A proposta é que o governo federal, estados e municípios façam que a convenção aconteça na vida das pessoas, por meio da articulação de políticas de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade. “Estas ações serão acompanhadas por um grupo municipal de articulação e monitoramento do Plano Viver Sem Limites. Caberá ao grupo o monitoramento de políticas públicas municipais para a pessoa com deficiência”, informa a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles.
Veja a programação da semana de sensibilização comemorativa a luta das pessoas com deficiência:
Dia 19 (sexta-feira) - Público: Grupo de usuários do Programa de Apoio Especializado à Família (Paefi). Local: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Dia 22 (segunda-feira) - Público: Colaboradores e servidores. Local: Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart).
Dia 23 (terça-feira) - Público: Funcionários. Local: secretaria de Trabalho e Renda
Dia 24 (quarta-feira) - Público: Pacientes e funcionários. Local: Hospital Público Municipal (HPM).
Dia 25 (quinta-feira) - Público: Pacientes e funcionários. Local: Centro de Especialidade Odontológica.
Dia 26 (sexta-feira) - Público: Pacientes e funcionários. Local: Centro de Saúde Jorge Caldas
Dia 29 (segunda-feira) - Público: Alunos e Funcionários. Local: Centro de Educação tecnológica e Profissional (Cetep).
Dia 30 (terça-feira) - Público: Funcionários. Local: Paço Municipal.
Dia 30 (terça-feira) - Público: Funcionários. Local: Centro Administrativo Luiz Ozório (Cealo/Ouro Negro).
Dia 01 (quarta-feira) - Público: Funcionários. Local: Programa Bolsa Família (PBF).