Foto: Bruno Campos
Diversas atividades animaram as comemorações no Teatro Municipal
Nesta terça-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a data começou recheada com atividades no Teatro Municipal de Macaé. A programação teve o objetivo de disseminar informações sobre os direitos feminino e mercado de trabalho. O espaço da Galeria Hindemburgo Olive foi reservado para comemorar e apresentar a capacidade com a força das mulheres na sociedade brasileira.
Oficinas de turbantes, canto e dança integraram as atividades, além de mostras de artesanato, orientações e demonstrações sobre métodos contraceptivos, câncer de mama e endometriose. O momento de beleza com cortes de cabelo e designer de sobrancelha foi destaque no evento, além das orientações nutricionais. A Fundação para Infância e Adolescência (FIA) também participou das comemorações, prestando atendimento e divulgações de crianças desaparecidas.
A estudante Fernanda Mendes, 19 anos, contou que as ações apresentadas a ajudaram a sanar algumas dúvidas. ''Achei interessante, uma ótima ideia. Hoje, ainda não conversamos abertamente sobre sexo e trazer este espaço para tirar as dúvidas das mulheres foi fundamental'', relatou.
Luciene Pereira, 41 anos, chegou cedo ao local e participou de todas as atividades. ''Aprendi mais sobre nutrição, a fazer decupagem, além de entender sobre o projeto FIA que ajuda crianças desaparecidas. Achei esse ambiente muito criativo. Fiz um turbante no meu cabelo e adorei, isso melhora a autoestima de qualquer mulher'', ressaltou.
As atividades continuam, nesta quarta-feira (9), com roda de conversa realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Rua Eurico Barbosa s/ n°- Praça Beira Rio, Barra de Macaé, a partir das 9h. A palestra continua à tarde, às 14h, no Cras Aeroporto, que fica na Rua Tenente Francisco Pires s/n°. Na quinta-feira (10), a roda de conversa com abordagem sobre mulheres vítimas de violência, começa às 14h, no Centro de Convência do Idoso (CCI), situado na Estrada do Caminho, s/n°. Já nos dias 30 e 31 de março, das 8h às 17h, haverá o Fórum ''Enfrentamento da Violência Contra a Mulher'', em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde e a Fundação Macaé de Cultura.