logo

Macaé comemora o Dia Mundial da Água

21/03/2007 16:52:23 - Jornalista: Simone Noronha

Transformar crianças e adolescentes em multiplicadores de educação ambiental, principalmente no que diz respeito à preservação do Rio Macaé, o maior manancial do município. Este é o principal objetivo do IX Dia da Conscientização do Pontal, evento que este ano foi ampliado e está acontecendo desde janeiro. Nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, a Secretaria de Meio Ambiente de Macaé preparou uma programação especial para lembrar a data.

Durante todo o dia, na Escola Municipal de Pescadores, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente estarão apresentando mini-palestras e oficinas para alunos da rede municipal de ensino, que estão participando de uma gincana ambiental. A culminância do projeto é a Feira Macaé Sempre Verde, que será realizada em maio no Parque da Cidade.

- O principal objetivo deste projeto é chamar a atenção da comunidade sobre a importância de preservarmos o Rio Macaé. Os alunos atuam como mulplicadores nas suas comunidades. Desde que começamos o Dia de Conscientização do Pontal, conseguimos reduzir consideravelmente o despejo de lixo no Rio Macaé, e, conseqüentemente, a qualidade da Praia da Barra, onde está a sua foz, disse o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo.

Nesta quinta-feira, participam do evento, a partir das 9h, alunos dos Cieps Maringá e Oscar Cordeiro e da Escola Municipal Ancyra Pimentel, além de membros da União Macaense dos Estudantes (UME) e do grupo Amor da Terceira Idade. Também participam da programação funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e da Agenda 21, além dos alunos do Ensino de Jovens e Adultos da Escola de Pescadores e da Escola Municipal Wolfango Ferreira.

Como nos anos anteriores, na gincana ambiental haverá o concurso de desenho para ilustração do “IX Dia de Conscientização do Pontal”. Os trabalhos serão apresentados no dia 23 de abril, no Teatro Municipal. Outras atividades foram inseridas na programação, como manifestações culturais voltadas para o tema “Lixo e Água”.

O trabalho de conscientização inclui também a participação de grupos como jovens do Programa Macaé Primeiro Emprego, Guarda Municipal, Agente Jovem e professores da rede municipal e estadual. O Dia de Conscientização do Pontal conta com o apoio da Secretaria de Educação, Agenda 21 e Petrobras.