Macaé concorre na etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora após vencer o estadual

27/03/2024 18:54:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Cerimônia de Premiação aconteceu no Rio de Janeiro e município concorreu com o projeto Cartão Educa Mais

Macaé ganhou o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – XII Edição, categoria Compras Governamentais, nesta quarta-feira (27), por meio do Cartão Educa Mais, que atende aos programas Auxílio Material Didático e Auxílio Uniforme Escolar. A cerimônia aconteceu no Rio de Janeiro com 31 projetos finalistas em 10 categorias. Após a vitória na etapa estadual, a cidade participará da fase nacional em Brasília, no mês de junho.

O prefeito Welberth Rezende esteve presente e destacou a importância do projeto que fez a transformação no comércio e na vida dos estudantes.

"É um dia de muita alegria, pois recebemos o prêmio de melhor cidade em compras governamentais do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Agora vamos representar o Estado do Rio de Janeiro na etapa nacional. Dedico esse prêmio a toda parceria que temos com o Sebrae e a equipe de servidores envolvidos nesse projeto. Há 10 anos que a prefeitura participa e desta vez fomos agraciados com o primeiro lugar. Parabéns a todos os envolvidos", disse Welberth.

A iniciativa, que está no seu segundo ano consecutivo, beneficiou, entre maio e novembro de 2023, 82 comércios credenciados, possibilitando a circulação de recursos públicos de aproximadamente R$ 27 milhões, além de 40 mil alunos da rede pública municipal de ensino, distribuídos em 29.160 famílias. Em 2024, já são 197 estabelecimentos que aderiram ao Cartão Educa Mais.

O diretor do Sebrae Rio de Janeiro, Antônio Alvarenga, afirmou que o prêmio busca incentivar o empreendedorismo e, ainda, inspira a disseminação de políticas públicas e boas práticas. "Macaé é um ótimo exemplo de desenvolvimento econômico constante em áreas como agronegócio, startups, gás entre outras. Espero que na premiação nacional também conquiste ótimas posições", frisou.

A secretária municipal de educação, Leandra Lopes, falou sobre a importância da vitória." Ganhar o prêmio Cartão Educação representa ideias que promovem garantia de direitos como uniformes e material didático. A administração pública mesmo com as dificuldades fez acontecer e todos saíram ganhando, escolas, alunos, responsáveis, comércios e toda população macaense", disse.

Para o secretário de desenvolvimento econômico, Rodrigo Vianna, o prêmio representa um marco no desenvolvimento econômico e políticas públicas do município. " Voltado a compras públicas e destinado ao comércio do nosso município, o projeto faz toda diferença em apoiar o desenvolvimento econômico e social", pontuou o secretário.

O secretário de Licitação e Contratos, Gustavo Gusmão, afirmou que o Cartão Educa Mais consolida um projeto de compras, atendendo a economicidade e beneficiando o comércio local. " Todo o processo de licitação é fundamental em uma ação como essa, além de transformar a realidade de diversas áreas", comentou Gusmão.

A cerimônia contou com a presença do secretário adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, da coordenadora de Contratos da Secretaria de Educação, Michele Macedo, da chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali.


Fotos Relacionadas