Macaé ganhou o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – XII Edição, categoria Compras Governamentais, nesta quarta-feira (27), por meio do
Cartão Educa Mais, que atende aos programas Auxílio Material Didático e Auxílio Uniforme Escolar. A cerimônia aconteceu no Rio de Janeiro com 31 projetos finalistas em 10 categorias. Após a vitória na etapa estadual, a cidade participará da fase nacional em Brasília, no mês de junho.
O prefeito Welberth Rezende esteve presente e destacou a importância do projeto que fez a transformação no comércio e na vida dos estudantes.
"É um dia de muita alegria, pois recebemos o prêmio de melhor cidade em compras governamentais do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Agora vamos representar o Estado do Rio de Janeiro na etapa nacional. Dedico esse prêmio a toda parceria que temos com o Sebrae e a equipe de servidores envolvidos nesse projeto. Há 10 anos que a prefeitura participa e desta vez fomos agraciados com o primeiro lugar. Parabéns a todos os envolvidos", disse Welberth.
A iniciativa, que está no seu segundo ano consecutivo, beneficiou, entre maio e novembro de 2023, 82 comércios credenciados, possibilitando a circulação de recursos públicos de aproximadamente R$ 27 milhões, além de 40 mil alunos da rede pública municipal de ensino, distribuídos em 29.160 famílias. Em 2024, já são 197 estabelecimentos que aderiram ao Cartão Educa Mais.
O diretor do Sebrae Rio de Janeiro, Antônio Alvarenga, afirmou que o prêmio busca incentivar o empreendedorismo e, ainda, inspira a disseminação de políticas públicas e boas práticas. "Macaé é um ótimo exemplo de desenvolvimento econômico constante em áreas como agronegócio, startups, gás entre outras. Espero que na premiação nacional também conquiste ótimas posições", frisou.
A secretária municipal de educação, Leandra Lopes, falou sobre a importância da vitória." Ganhar o prêmio Cartão Educação representa ideias que promovem garantia de direitos como uniformes e material didático. A administração pública mesmo com as dificuldades fez acontecer e todos saíram ganhando, escolas, alunos, responsáveis, comércios e toda população macaense", disse.
Para o secretário de desenvolvimento econômico, Rodrigo Vianna, o prêmio representa um marco no desenvolvimento econômico e políticas públicas do município. " Voltado a compras públicas e destinado ao comércio do nosso município, o projeto faz toda diferença em apoiar o desenvolvimento econômico e social", pontuou o secretário.
O secretário de Licitação e Contratos, Gustavo Gusmão, afirmou que o Cartão Educa Mais consolida um projeto de compras, atendendo a economicidade e beneficiando o comércio local. " Todo o processo de licitação é fundamental em uma ação como essa, além de transformar a realidade de diversas áreas", comentou Gusmão.
A cerimônia contou com a presença do secretário adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, da coordenadora de Contratos da Secretaria de Educação, Michele Macedo, da chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali.