Vitórias para a equipe do programa de Atletismo do Ciep Municipalizado Maringá. Os participantes começaram o segundo semestre letivo com a conquista da medalha de ouro no Campeonato Estadual Sub-18. A programação esportiva, realizada na Universidade das Forças Aéreas, UNIALFA, no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro, reuniu 12 equipes do estado. A equipe de Atletismo (AECD – Macaé) atingiu a marca de 332 pontos, ficando 54 pontos à frente da segunda colocada.
Esta foi a primeira vez que Macaé conquista um título de campeã estadual. Todavia, a equipe macaense já vem se destacando há alguns anos entre as três melhores do estado do Rio de Janeiro. Em 2022, a equipe já havia ficado em segundo lugar no Estadual Sub-20 e em terceiro no Estadual Adulto.
Além do título estadual, os atletas macaenses alcançaram marcas de destaque no estado. Entre eles está: Hakelly de Souza Maximiano. Com apenas 14 anos, a estudante do 7° ano, ficou em primeiro lugar nas provas 100 e 200 metros rasos com 12"19 e 25"30 respectivamente. Com essas pontuações, ela assume a segunda posição nos 100 metros e terceira nos 200 metros, no ranking nacional da categoria que vai até os 17 anos.
"Venho treinando forte com o professor Hiller. Tinha a expectativa de melhorar minha marca que era de 12"6, em uma competição que fiz em São Paulo, dei o meu melhor!", comemora Hakelly.
A jovem também lidera o ranking brasileiro na prova dos 75 metros rasos de sua categoria. Ela lembra que também vai participar do Campeonato Sub-16 e outras competições com expectativas de conquista de medalhas.
Outra medalhista é a Nykolli Alves da Silva Rangel que vem se destacando, inclusive, nacionalmente. No Sub-18, ela conquistou o ouro nos 400 m com barreiras (1'03"70); 2.000 metros com obstáculos (6'46"23) e 110 metros com barreiras (15"19). A atleta ocupa o segundo lugar no ranking brasileiro na prova dos 400 metros com barreiras e em terceiro lugar nos dois mil metros com obstáculos.
Vale lembrar, que Nykolli, de 17 anos, vem fazendo história no atletismo. No último dia 8 de julho, ela se tornou a primeira atleta macaense a disputar o Troféu Brasil de Atletismo, considerada a mais importante competição do atletismo brasileiro. Ela participou da prova dos 400 m com barreiras fazendo a marca de 1'02"53, este índice a colocou na segunda posição do ranking brasileiro na categoria sub-18, marca que também a credencia a configurar no ranking mundial. Neste ano, ela conquistou a medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros de Atletismo, ocorrido em Brasília, no mês de março.
"Não tem sido fácil, tenho me desdobrado para estudar, treinar e viajar para competições, mas graças a Deus os resultados têm aparecido o que me anima a continuar lutando e trazer orgulho para minha família, meu professor e para Macaé". falou Nykolli
Outro destaque é Davi Monteiro Campos, que participou do Decatlo e se tornou o atleta mais completo do Estado do Rio de Janeiro. Nesta prova ele participa de 10 modalidades distintas, 100 metros rasos, salto em distância, arremesso do peso, salto em altura e 400 metros rasos no primeiro dia de competição, além de 110 m com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo e 1.500 rasos para finalizar. Com a pontuação de 4.975, o atleta está em 5° lugar no ranking brasileiro, entrando na luta por medalhas em competições nacionais.
"O Atletismo tem me feito muito feliz, tem sido meu estilo de vida, esse ano já fui Prata nos jogos escolares Brasileiros e vou com tudo pra conquistar mais medalhas no Brasileiro sub-18 e nos Jogos Escolares da Juventude”, comentou empolgado Davi.
Outro bom resultado obtido no Estadual Sub- 18 foi no revezamento; 4 x 400 metros rasos misto com os atletas Ryan Carvalho, Hakelly de Souza, Kaio Ávila e Nykolli Alves. A equipe venceu a prova com o tempo 3'53"54. Ela também se posiciona entre as melhores do país e vai “brigar” por medalhas no estado de Sergipe.
Após o Estadual sub-18, sete atletas do projeto foram convocados para os Jogos Escolares da Juventude que acontecerão em Ribeirão Preto - SP, no período de 1 a 5 de setembro. São eles: Hakelly de Souza (100 e 200 metros rasos), Nykolli Alves (110 metros com barreiras e 400 metros rasos ), Emilly de Souza (lançamento do dardo e lançamento do disco), Davi Monteiro (110 metros com barreiras e salto em altura), Cayo Bino (lançamento do dardo e lançamento do disco), Kaio Ávila (110 metros com barreiras e 400 metros rasos) e Valdir Gonçalves (lançamento do dardo e lançamento do disco). Eles integrarão a seleção do Estado do Rio de Janeiro na maior competição escolar do mundo, o Ciep Municipalizado Maringá é a escola com o maior número de convocados.
O projeto atletismo Macaé é uma parceria do CIEP 455 Maringá, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria de Educação e patrocínio da Etesco Construções e Comércio, com apoio da AECD - Associação Esportiva Cidadania e Dignidade.