Macaé contará com novo sistema de estacionamento rotativo

14/08/2013 10:33:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Guga Malheiros

Democratizar o espaço é o objetivo do novo sistema de estacionamento rotativo

Encontrar vaga para estacionar não é uma tarefa fácil, principalmente nas ruas centrais de Macaé. A fim de potencializar o uso das vagas, ampliando o número de usuários, a Prefeitura de Macaé passará a contar com um novo sistema de estacionamento rotativo. O projeto previsto para iniciar em fase de adaptação em novembro contará com parquímetros para a retirada dos tíquetes que permitirão o uso por até duas horas, facilitando o acesso às vagas.

O sistema prevê a regulamentação do uso de cerca de 1200 vagas na região central. O secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo, reforça que a solução atende a uma demanda antiga de comerciantes e de condutores e que a reformulação do rotativo facilitará o dia a dias das pessoas. "Estamos trazendo para a cidade boas práticas utilizadas em diversos municípios. Na organização do espaço público, o rotativo é, comprovadamente, uma ferramenta de democratização das áreas de estacionamento disponíveis e é uma alternativa para locais onde a demanda é intensa, como o caso de Macaé", afirmou.

Cinquenta parquímetros serão instalados para a compra automática do tíquete, que custará R$1,50 a hora cheia, sendo que o prazo mínimo de estacionamento será de 30 minutos e poderá ser fracionado a partir daí, podendo chegar, no máximo, a duas horas. O parquímetro aceitará moedas e também poderá ser pago por meio de um cartão recarregável. Monitores ficarão à disposição do usuário para auxiliar na utilização do equipamento.

A partir de novembro, o sistema iniciará o funcionamento em fase de adaptação durante 30 dias sem a cobrança da tarifa. A partir de dezembro, o uso do tíquete nas vagas regulamentadas será obrigatório, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 13h.