logo

Macaé continua com campanha de vacinação anti-rábica

17/08/2005 11:46:31 - Jornalista: Genimarta Oliveira e Sonia Braga

A Secretaria de Saúde de Macaé, através da Divisão de Zoonoses da Coordenação de Saúde Coletiva, continua vacinando animais contra a raiva. Desde o dia 11 de julho, a campanha de vacinação anti-rábica canina e felina está sendo aplicada em todo o município, inclusive na região serrana. A campanha prosseguirá até setembro, data oficial para o início da campanha em todo o Brasil.

Para atender todos os bairros, postos itinerantes estão sendo montados em determinadas localidades. No dia 20, sábado, uma equipe estará de plantão na Praia do Pecado, próximo ao condomínio Vivendas da Lagoa e outra atuará na Praia dos Cavaleiros, em frente ao restaurante Taberna da Praia.

Segundo o secretário de Saúde, Fernando Diogo, durante a campanha a equipe de técnicos trabalhará em 60 localidades e na sede do município, incluindo os distritos. “A meta da secretaria é imunizar aproximadamente 21 mil animais a partir de um mês de idade”, disse.

A proposta da divisão de Zoonoses é garantir a imunidade ao maior número de animais, segundo explicou a veterinária Cristina Pereira.“A raiva é uma doença que representa um grande problema de Saúde Pública, pois tem evolução fatal quando instalada no organismo e há um número considerável de pessoas expostas ao risco por conta do contato com animais domésticos que, muitas vezes, não são vacinados anualmente”, alerta.

Até o fim da campanha, são montados dois postos de vacinação por dia em cada bairro ou distrito. A vacinação acontece das 9h às 16h. A coordenação da campanha trabalha em postos de vacinação fixos e volantes, principalmente na região serrana e em localidades de difícil acesso. Cada posto possui uma equipe básica composta de técnicos em vacinação, auxiliares, escriba e motorista.