Foto: Arquivo: João Barreto
Serviços básico e emergencial para todos
O Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado nesta segunda-feira (20), destaca a importância da profissão na promoção à saúde. O tema da campanha deste ano, “Farmacêuticos são essenciais e merecem nosso reconhecimento”, tem muito a ver com a Assistência Farmacêutica em Macaé. A prefeitura garante o acesso gratuito a medicamentos essenciais por meio de oito farmácias municipais, abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ofertando aos cidadãos medicamentos de uso crônico. A rede municipal de Saúde oferece, ainda, mais seis farmácias que disponibilizam medicamentos considerados de uso emergencial como antimicrobianos, antialérgicos, analgésicos, anti-inflamatórios e outros.
A gerente da Assistência Farmacêutica, Jeniffer Gonçalves, informou que o município ampliou o atendimento nos últimos anos com a inauguração de cinco novas unidades emergenciais – Hospital Público Municipal, Pronto Socorro do Aeroporto, Pronto Socorro Municipal, UPA Barra e UPA Lagomar – e quatro novas farmácias básicas: Farmácia Municipal da Barra, Barramares, Lagomar e Farmácia da Clínica do Idoso. Além disso, ela reforça que há medicamentos disponíveis nas unidades hospitalares e de emergência da rede pública municipal.
Para retirar os medicamentos, o cidadão deve apresentar original e cópia da receita médica atualizada com validade de até 12 meses; documento de identidade com foto; e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com o apoio de farmacêuticos capacitados, asseguramos a orientação correta e a continuidade dos tratamentos para cuidar da saúde de quem mais precisa. Os próximos passos são a abertura de mais duas unidades: farmácias municipais Centro de Especialidades Médicas Doutor Moacir Santos e UBS Aeroporto”, acrescentou.
Quem quiser mais informações sobre a Assistência Farmacêutica de Macaé deve consultar a página do órgão no Portal da prefeitura, onde também encontra o endereço e horário de funcionamento de cada unidade.
A data escolhida para comemorar o Dia do Farmacêutico tem como referência a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) , em 20 de janeiro de 1916, com o objetivo de alcançar maior visibilidade e reconhecimento para a categoria. A data foi reconhecida, oficialmente, em 2007, pela Resolução nº 460 do Conselho Federal de Farmácia.