logo

Macaé discute projeto 'Ruas mais seguras'

27/08/2015 09:14:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Uma reunião entre representantes da Prefeitura de Macaé e a equipe responsável pela realização do programa “Ruas mais seguras” foi realizada na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, nesta terça-feira (25). O objetivo foi fazer uma apresentação deste que é um programa de promoção da segurança no trânsito e de desenvolvimento da mobilidade sustentável que visa à melhoria da qualidade de vida na cidade.

A apresentação foi realizada pelo representante da Global Road Safety Partnership (GRSP), que está vinculada à Federação Internacional da Cruz Vermelha, e das Sociedades do Crescente Vermelho. Trata-se de uma liderança global reconhecida pela capacidade de criar e promover parcerias sustentáveis para ações concretas de gestão da segurança no trânsito, de capacitação técnica e de melhorias dos cuidados de saúde às vítimas de acidentes.

O mestre em Sociologia, especialista em educação e segurança no trânsito e consultor da GRSP, Eduardo Biavati, explica que o princípio fundamental do programa “Ruas mais seguras” é que a qualidade de vida de uma comunidade deve ser uma responsabilidade compartilhada entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil.

- O problema do trânsito não é composto por um fator apenas e não vai se resolver de uma hora para outra, sem custos, pois a violência no trânsito não se mede assim. Não se trata apenas de uma questão de fiscalização e de se educar o usuário, quando o contexto do trânsito é inseguro. Trata-se da necessidade de uma aliança multissetorial, não só para a redução de mortos e feridos no trânsito, mas para a promoção da qualidade de vida – disse.

Apoio – Além da parceria com o poder público e a sociedade civil local para promover o trânsito como um habito de saúde que deve ser adotado por todos, a GRSP conta ainda com o apoio a experiência de lideranças empresariais globais. Uma delas é a Shell, parceira na promoção do programa “Ruas mais seguras”.

- Fazemos parte desta aliança global para disseminar os cuidados em torno da segurança viária. E este ano duas cidades foram selecionadas para colaborar com esta parceria, sendo Macaé uma delas. Esperamos consolidar este grupo e disseminar este conhecimento em busca de iniciativas criativas em busca de soluções efetivas – explicou a gerente de investimentos sociais da Shell, Leíse Duarte.

O coordenador de Educação no Trânsito, Marcello Magalhães, explica quais são os passos a seguir agora. “A assinatura de um termo de cooperação para formalizar a parceria será o primeiro passo a ser dado para que o programa 'Ruas mais seguras' se consolide em Macaé. Caso se concretize, outras etapas também estão previstas, como a capacitação de gestores e ações integradas, além da proposta para novas parcerias, dentre outras”, finalizou Marcello Magalhães.

Além da Mobilidade Urbana, participaram da apresentação representantes das secretarias de Saúde, Educação e Ambiente.