logo

Macaé diz sim ao combate à febre aftosa

10/03/2007 17:03:02 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Como acontece anualmente, Macaé participa do combate à febre aftosa e, para selar esse compromisso, o prefeito em exercício, Carlos Augusto de Paula, o Carlão, participou neste sábado (10) do lançamento da Campanha de Combate à Aftosa 2007, que foi feita pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, Christino Áureo, na Fazenda da Barra, em Barra de São João, no município de Casimiro de Abreu.

A cerimônia de lançamento desta importante campanha em defesa do rebanho do Estado do Rio de Janeiro, que teve início às 13h, contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Jorge Picciani, do prefeito licenciado de Macaé, Riverton Mussi, do ex-prefeito de Cabo Frio e deputado Alair Corrêa, de prefeitos e vereadores de toda região, além de secretários municipais, pecuaristas, presidentes de sindicatos e federações ligadas à pecuária e ao setor agrário, empresários, entre outros.

De Macaé, também estiveram presentes os vereadores George Jardim e Francisco Machado, representando o Legislativo municipal, e o secretário municipal de Obras, Tadeu Campos.

Além do lançamento da Campanha contra Aftosa 2007, os políticos, empresários e todos os participantes comemoraram os dez anos sem aftosa no Estado do Rio de Janeiro, fato amplamente festejado, já que a febre aftosa, além de causar doença ao rebanho, traz prejuízos econômicos ao Estado e aos criadores.

A presença do governador Sérgio Cabral foi aplaudida por todos os que participaram, representando um sinal de que o interior é uma força no seu governo. Ao chegar, o governador disse que o governo do Estado está atento aos acontecimentos vivenciados por Macaé, em relação à violência.

– Na próxima semana, o secretário de Segurança do Estado estará em Macaé. A PF está operando no município e já desbaratou um Laboratório de Cocaína na região. Novas ações serão ainda realizadas, para dar ao macaense a tranqüilidade que precisa – disse o governador que, ao discursar, colocou sua satisfação de estar no município de Casimiro de Abreu e saudou os prefeitos como aliados de seu governo. Disse que o Estado do Rio é pequeno geograficamente, mas que tem condições de se sobressair no contexto nacional pela força, criatividade e inteligência de todos os que trabalham para o seu crescimento.

- Todos que aqui vivemos e trabalhamos sabemos do potencial do nosso Estado. Acredito na força do interior e estou certo de que vamos continuar mostrando nosso empenho para manter a qualidade do nosso rebanho e de nossos produtos – falou o governador.

Para o secretário Christino Áureo, os dados da pecuária do Estado não podem ser vistos na quantidade, mas na qualidade. “Os dez anos sem aftosa no Estado mostram o envolvimento dos nossos pecuaristas com a qualidade do rebanho fluminense. O governador Sérgio Cabral no dia 1º de março assinou o decreto que vai possibilitar a recuperação da CCPL e investimento de mais R$ 40 milhões na pecuária, efetivando compromisso de campanha. Reconhecemos os esforços de nossos pecuaristas, não se deixando abater por uma rede de frigorífico destruída e cadeia de abate desestruturada – disse Christino Áureo.

O secretário ressaltou os 19 veículos que o Ministério de Agricultura entregou à secretaria de Agricultura do Estado. Destacou também a importância dos 52 novos veículos que o Ministério de Desenvolvimento Agrário doa à Emater. ”Os novos veículos vão possibilitar aos nossos técnicos um trabalho ainda mais eficiente em todo Estado”, disse Christino Áureo.

Para o prefeito em exercício de Macaé, Carlos Augusto de Paula, as ações do governo do Estado são muito importantes para o interior. Ressaltou a presença de prefeitos de vários municípios, congregando o interior e mostrando o relacionamento maior que existe agora entre o governo do Estado e os municípios interioranos.

- Esse interrelacionamento só beneficia o Estado. As siglas e bandeiras políticas perdem força quando interessa a qualidade de vida do cidadão. Fiz questão de estar aqui hoje, para prestigiar o evento e evidenciar a parceria de Macaé com o governo do Estado – disse o prefeito Carlão.

A parceria entre o governo do Estado e os municípios do interior, como Macaé, também foi ressaltada pelo vereador George Jardim. “Acredito que o interior vai viver novos tempos com o governador Sérgio Cabral, que se mostra um homem de visão, simples e voltado para o desenvolvimento de todo o Estado. Vamos vivenciar novos tempos também no interior macaense, graças ao trabalho incansável do secretário Christino áureo, macaense que vem despontando como um homem voltado para os problemas de nossa agricultura e pecuária – disse George Jardim.

Para marcar o lançamento da Campanha contra Febre Aftosa 2007, o governador Sérgio Cabral vacinou animais da Fazenda da Barra e teve um contato maior com os políticos, empresários, pecuaristas, técnicos em agricultura e pecuária presentes ao evento.