Macaé é a primeira cidade do país a receber uma das tochas que fizeram parte do Revezamento que antecedeu os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, realizado em julho. Uma exposição, que será realizada em breve no Centro Cultural da Fundação Macaé de Cultura, vai relembrar a passagem do Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007 e o período de aclimatação da Seleção Brasileira de Luta Olímpica, na cidade. A secretaria Especial de Comunicação Social já iniciou os preparativos do evento.
A tocha do revezamento, fotos, vídeo, e outros trabalhos mostrarão o clima que tomou conta da cidade de Macaé e reuniu cerca de 25 mil pessoas nas ruas da cidade, para assistir a passagem dos condutores da tocha. Vinte e dois atletas do presente e do passado da cidade, que conduziram a tocha serão lembrados na exposição.
– Foi um dia histórico para Macaé. A cidade se mobilizou para assistir a passagem dos revezadores, e estaremos relembrando esses momentos – destacou Décio Braga, secretário Executivo de Comunicação Social.
O treinamento da Seleção Brasileira de Luta Olímpica em Macaé também será destaque na exposição. A Seleção de Luta conquistou medalhas inéditas para o Brasil nos Jogos Pan-americanos, na luta greco-romana. Luiz Fernandes, 26 anos, e o niteroiense Felipe Macedo, 25, ganharam as medalhas de prata na categoria até 96 kg e bronze até 74 kg, respectivamente.
Dezoito atletas da Seleção atletas – sete no estilo livre e na luta greco-romana e quatro no estilo feminino – treinaram na cidade, do dia 25 de junho a 6 de julho, para os XV Jogos Pan-americanos de 2007. O treinamento foi realizado nas instalações da Guarda Municipal, na Academia da Praça Washington Luiz e no Clube dos Empregados da Petrobras – Cidade do Sol. Os atletas também fizeram fisioterapia no Instituto Saúde do Corpo.
A prefeitura aguarda a definição da presença de atletas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para agendar a data para a realização da exposição em Macaé.