logo

Macaé é a segunda cidade do estado em geração de emprego

29/09/2008 18:07:46 - Jornalista: Catarina Brust

Macaé é a segunda cidade do estado do Rio de Janeiro em geração de emprego formal (com carteira assinada). O índice apontado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra uma elevação no mês de agosto, de 1.282 contratações no município fluminense. A pesquisa foi realizada em todo o país, e aponta a cidade do Rio de Janeiro, em segundo lugar, atrás de São Paulo.

O aumento de emprego formais em Macaé é conseqüência do aumento dos empreendimentos na área da construção civil, comércio e seviços.

- Esse resultado é fruto dos investimentos públicos e privados que vem sendo realizados em Macaé. A política habitacional do município, os novos empreendimentos comerciais (como o shopping Macaé Plaza e grandes hotéis), a dinâmica do turismo e a cadeia produtiva do petróleo, são impulsionadores da criação de postos de emprego com carteira assinada, ressalta o secretário de Emprego e Renda, Robério Fernandes.

Em um ano, o aumento de empregos formais em Macaé chega a 8,24% e a variação no ano de 2008, foi de 6,58. De julho para agosto o crescimento foi de 1,47. Na lista dos cem maiores geradores de emprego no país, Macaé está em 35º posição. “É importante lembrar que essas vagas são ocupadas por pessoas com qualificação, não adianta vir para a cidade sem ter o perfil necessário para disputar esses empregos. Não só no mercado offshore como também nos outros setores, é necessário que o candidato tenha capacitação para conseguir uma vaga”, destaca Robério Fernandes.