Macaé é campeã estadual em devolução de livros didáticos distribuídos ano passado pelo Ministério da Educação. De acordo com dados divulgados pelo Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), das 74 escolas do município de ensino fundamental e médio, 61 cadastraram a devolução dos livros em 2006. “Este é o resultado da mobilização que fazemos o ano todo, com professores e alunos, pela conservação e devolução do livro didático”, comentou a secretária municipal de Educação, Milmar Pinheiro.
Através de encontros semanais, a Secretaria de Educação incentiva os gestores escolares a utilizarem o Siscort, além de promover campanhas com os alunos o ano todo incentivando o cuidado com os livros. O Siscort contabiliza o número de títulos enviados para cada escola, permitindo que a instituição, após informar o seu alunado real, saiba automaticamente onde há excesso ou escassez de livros, por disciplina e por série.
Todo ano, o FNDE adquire os livros didáticos que serão utilizados no ano seguinte pelos alunos da educação básica da rede pública, com base na prévia do Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O Siscort é um software disponibilizado na Internet, que permite às escolas e secretarias estaduais e municipais de Educação remanejarem os livros didáticos do ensino fundamental e médio distribuídos. Em caso de carência ou excesso de obras, as escolas da rede pública podem verificar sua disponibilidade nas unidades educacionais mais próximas ou registrar as possíveis sobras em sua instituição e cadastrar no final de cada ano a devolução dos livros didáticos pelos alunos.