logo

Macaé é campeã pela oitava vez dos Jogos Estudantis das Escolas Públicas

11/11/2010 16:13:45 - Jornalista: Gerson Dudus

Com um resultado de 32 medalhas e 23 pódios, Macaé foi campeã pela oitava vez dos Jogos Estudantis das Escolas Públicas (JEEP), realizado nos últimos dias 29 e 30 no Rio de Janeiro. Participaram do evento 54 municípios.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a conquista do resultado é um orgulho para o município.

- Nenhum outro município no estado foi tantas vezes campeão. Nossos atletas estudantis estiveram em pé de igualdade com alunos de escolas que investem pesado em esporte, como a Silveira Sampaio, no Rio, que tem atletas na seleção carioca e brasileira de atletismo e conta com o técnico dessas seleções para treinar os seus alunos, disse.

A escola campeã geral do torneio foi o CIEP 455 Maringá, no masculino e feminino da Categoria B, que inclui atletas de 15 a 17 anos. O CIEP Engenho da Praia ficou em terceiro lugar na mesma categoria do masculino, e o CIEP Oscar Cordeiro com o quatro lugar .

- Nos jogos anteriores, a gente formava uma seleção dos melhores alunos atletas da cidade e íamos competir. Ganhávamos em quase tudo. Agora, em 2010, eles mudaram o critério e tivemos que formar times por escola. Mesmo com esta nova dificuldade, voltamos para casa novamente campeões, declara o professor Henry Kautscher, coordenador de Esportes da Secretaria de Educação.

Os alunos foram campeões e subiram ao pódio em 100m, 200m, 400m, revezamento medley, salto em distância e arremesso de peso. Os resultados positivos renderam também a classificação de Macaé na Olimpíada Escolar Nacional, que vai acontecer no início de dezembro, na cidade de Goiânia.

Luis Gustavo, o ‘golden boy’

Com 16 anos, seis irmãos e dois pais orgulhosos, o estudante Luis Gustavo dos Santos voltou do JEEP com três medalhas de ouro no peito. Campeão nos 100m, nos 200m e no revezamento medley, ele comenta que ficou muito satisfeito com os resultados.

- Nunca gostei dessa história de atletismo. Só jogava futebol. Mas aí a professora Sandra, do CIEP Oscar Cordeiro, me convidou para participar dos treinos. No começo eu estranhei muito, não sabia se iria continuar nisso. Mas acabei ficando, conta o macaense, que vai representar a cidade nas Olimpíadas Escolares, em dezembro.

Convidado para participar em 2007, quando tinha treze anos, logo começou a se classificar e ganhar medalhas. Até chegar à marca de três primeiros lugares neste ano e se tornar o ‘menino de ouro’ de Macaé. Para isso, ele treina três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, das 13:30 às 16h, no Forte Marechal Hermes, em pista de areia.

- Estou tentando convencer meu irmão de 15 para treinar também. Agora, se não fosse a insistência da professora Sandra, e a orientação do professor Henry e do treinador, o professor Hiller, eu não estava aqui, finaliza, sorrindo.