Foto: Rui Porto Filho
A proposta é trazer a competição para a cidade em março de 2026, entre os dias 18 e 23
Macaé está na rota para sediar um dos maiores eventos esportivos das Américas. O prefeito Welberth Rezende se reuniu nesta segunda-feira (8) com Felipe Avelar, responsável pela realização e divulgação do Pan-Americano de Downhill, evento oficial chancelado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). A proposta é trazer a competição para a cidade em março de 2026, entre os dias 18 e 23, utilizando a pista localizada na serra macaense, reconhecida nacionalmente como uma das melhores do país para a prática do esporte.
A reunião foi realizada no gabinete do prefeito junto com o secretário municipal de Esportes, César Maillet; o subsecretário, Rodrigo Caldeira; e o vereador Marvel, ex-secretário da pasta. Avelar destacou que Macaé possui a estrutura necessária para receber atletas e milhares de visitantes esperados para o evento por isto desponta como primeiro nome para sediar o PAN.
Entre os diferenciais do município estão a segunda melhor rede hoteleira do Estado do Rio de Janeiro, economia dinâmica, aeroporto em operação, ampla conectividade à internet e uma localização privilegiada entre a serra e o mar.
O prefeito Welberth Rezende demonstrou interesse na proposta e reconheceu o potencial de visibilidade que o evento pode trazer ao município. No entanto, afirmou que a participação da prefeitura dependerá de estudos dentro do orçamento futuro.
“É um projeto grandioso e que, sem dúvida, colocaria Macaé ainda mais em evidência no cenário esportivo internacional. Vamos avaliar com responsabilidade”, afirmou.