Macaé é destaque em solenidade da Abespetro

22/02/2018 20:19:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Prefeito é homenageado em posse da Abespetro

O envolvimento e o empenho do prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, nas questões petrolíferas nos últimos tempos, surtiram mais do que efeitos positivos para reação do mercado. Significaram reconhecimento. Na noite desta quinta-feira (22), a Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Petróleo (Abespetro), durante cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2018-2019, promoveu homenagens a líderes políticos e representantes de instituições, com destaque ao prefeito de Macaé.

O prefeito recebeu das mãos do novo presidente da Abespetro, Cláudio Makarovsky, a placa "Destaques da Indústria de Bens e Serviços de Óleo e Gás no Brasil", ocasião em que também foram homenageados os Ministros Moreira Franco e Fernando Coelho Filho e o diretor-geral da ANP, Décio Oddone.

O evento aconteceu no Rio de Janeiro. A escolha dos homenageados teve como critério a atuação em 2017 no processo de alavancamento das questões petrolíferas no cenário nacional, visando a valorização do grande potencial de reservas que o país já descobriu no pré-sal e pós-sal. Na solenidade ficou ainda mais destacada a importância da Bacia de Campos nas atividades offshore no país, com ênfase para Macaé , que sedia há quatro décadas as atividades da Petrobras e de muitas empresas do segmento.

O engenheiro químico, head de óleo e gás da Siemens, Claudio Makarovsky é o novo presidente da Abespetro, substituindo José Firmo, que comandará o IBP. O executivo da Siemens foi escolhido em novembro de 2017, na Assembleia Geral Extraordinária, que elegeu o novo quadro diretor da associação, formado por Alejandro Duran (GE Oil & Gas), José Mauro Ferreira (TechnipFMC), Gilberto Cardarelli (Brasco), Telmo Ghiorzi (Aker Solutions), todos membros da atual gestão, e Rodrigo Ribeiro (Queiroz Galvão), que concorreu ao cargo pela primeira vez.

A Abespetro, atualmente, é constituída por 47 associadas – entre elas, as principais empresas internacionais do ramo – com foco de atuação no fornecimento de bens e/ou serviços para o setor de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Contribuições de destaque

O prefeito Dr. Aluizio liderou, no ano passado, campanhas como "Menos royalties, mais emprego" e "Bacia de Campos é preciso investir" com o objetivo de gerar emprego com foco no vigor econômico do petróleo. Sociedade e indústria foram mobilizados sobre a importância de iniciativas que garantam à Bacia de Campos todo o suporte para atender à retomada do crescimento. O prefeito participou de encontros com líderes de instituições econômicas e articulou medidas para impulsionar o desenvolvimento local.

A retirada do conteúdo local das rodadas de licitações foi uma das lutas do prefeito, medida que foi novidade no edital e no modelo de contrato da 14ª Rodada de Licitações de Blocos, ocorrida em setembro. A mudança é apontada pelo governo municipal como positiva, por permitir que operadoras importem equipamentos de alta tecnologia, acabando com multas contratuais ocasionadas pela não integralização do conteúdo local. Com a retirada de conteúdo nacional como exigência da licitação, abriu-se espaço para o investidor internacional.

Campos maduros

Dr. Aluizio defendeu a revitalização dos campos maduros na Bacia de Campos durante a Feira Brasil Offshore, levando a temática a muitos encontros e debates envolvendo instituições do segmento petrolífero, sustentando que a revitalização dos campos maduros pode e vai gerar um novo cenário para o retorno dos empregos, já em 2018.


Fotos Relacionadas