Foto: Divulgação
O engenheiro agrônomo Rogério Freire representou a Prefeitura pela Secretaria de Agroeconomia
Persistência, inteligência, organização, confiança e autoestima. Essa foi a mensagem que a Prefeitura de Macaé deixou para todos que compareceram ao encontro que aconteceu, nesta quinta-feira (21), no auditório da Reserva Biológica de Poço das Antas, em Silva Jardim. O evento é uma parceria da Associação Mico Leão em conjunto com Articulação de Agroecologia Serra Mar para a consolidação das agendas das secretarias de Agricultura, Ambiente, Educação e Lideranças Comunitárias da região de Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Araruama. O objetivo é fortalecer agricultura familiar com base ecológica composta pelas dimensões econômica, ambiental e social, além de aproveitar o espaço para compartilhar experiências agroecológicas.
A Prefeitura de Macaé foi representada pela Secretaria de Agroeconomia, através dos engenheiros agrônomos Rogério Freire e Ney Aleixo. Os palestrantes demonstraram como Macaé cumpre a Lei 11.947/09, que prevê a utilização de 30% dos recursos da merenda escolar, enviados pelo governo federal, para a compra de produtos da agricultura familiar local.
Além de visar o desenvolvimento regional sustentável, a lei foi criada para suprir as necessidades nutricionais dos alunos, contribuir para seu desenvolvimento biopsicossocial e para a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Os palestrantes mostraram que para o sucesso do projeto, o município deve trabalhar de forma integrada, unindo as secretaria de Agricultura, Ambiente, Educação e Lideranças Comunitárias. Segundo a prefeitura, a vantagem das ações é a renda que vai para os agricultores do município, estimulando o desenvolvimento da cidade e melhorando a qualidade de vida das famílias que vivem da agricultura. Além de Macaé, estiveram presentes na reunião a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicaf) e a Articulação de Agroecologia.