Macaé e Finlândia estabelecem parceria para desenvolvimento de projetos

30/08/2022 18:45:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: João Barreto

O prefeito Welberth Rezende recebeu o Cônsul Geral Honorário Sérgio Chamone

O desenvolvimento de projetos voltados a tornar a sustentabilidade como política pública efetiva no atual processo de retomada econômica do município foi estabelecido como pauta inicial da relação institucional, firmada nesta terça-feira (30), entre Macaé e a Finlândia.

O acordo de cooperação entre os governos que propõe também a busca da expertise e de investimentos na Educação como ferramenta de transformação da sociedade foi proposto pelo prefeito Welberth Rezende ao receber, junto a primeira-dama Quelen Rezende, o Cônsul Geral honorário e Presidente da Câmara do Comércio Brasil-Finlândia, Sérgio Chamone.

No encontro, o prefeito destacou a nova dinâmica da cidade que volta a registrar dados econômicos positivos que financiam avanços em serviços importantes para a rotina dos mais de 260 mil habitantes.

“Fico muito feliz em receber representantes dos países que possuem o interesse de discutir pautas institucionais que ajudam a elevar o potencial da nossa economia. Macaé está à disposição da Finlândia para firmar propostas e cooperações em segmentos que sejam importantes para a nossa população”, destacou Welberth.

Sérgio Charmone destacou os avanços conquistados pela Finlândia em áreas como Educação, Tecnologia, Cultura e Sustentabilidade, através de investimentos públicos voltados a criar soluções para elevar a qualidade de vida da sociedade.

“Macaé concentra belezas naturais expressivas e, por isso, possui uma preocupação com a sustentabilidade necessária. A Finlândia é um modelo, na Europa, em investimentos em projetos de proteção ao meio ambiente, com referência em ações de saneamento e reciclagem. Acredito que possamos estabelecer juntos programas que possam auxiliar a cidade na implementação de projetos que busquem o mesmo objetivo”, apontou o Cônsul.

Os indicadores econômicos e sociais de Macaé foram apresentados ao Cônsul pela chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtalli.

A reunião contou ainda com a presença dos Secretários de Cultura, Leandro Mussi; do Ambiente, Juninho Luna; de Turismo, Léo Anderson; de Políticas Energéticas, Tiago Rocha; de Qualificação Profissional, Dennis Madureira; de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes; de Relações Institucionais, Tito Simões; de Ciência e Tecnologia, Marcos Lemos; e de Ensino Superior, Flaviá Picon.

A diretoria de comércio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Valéria Ribeiro; e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL), Luís Henrique Fragoso, também participaram do encontro.


Fotos Relacionadas