Macaé é referência no país em desenvolvimento econômico e industrial

31/05/2005 15:43:37 - Jornalista: Sérgio Lopes

Na última quarta-feira, dia 25, foi comemorado no SESI (Serviço Social da Indústria) em Macaé, o Dia Nacional da Indústria. Durante o evento, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel declarou que o Dia da Indústria no município tem valor especial, na medida em que “a cidade está se tornando referência no país e no mundo em desenvolvimento econômico e industrial”.

De acordo com Gurgel, o município sedia hoje o maior complexo de serviços prestados ao setor industrial com a produção e exploração de petróleo para indústria offshore. Isso faz com que a cidade tenha um embarque de tecnologia extremamente moderno, trazendo profissionais do mais alto gabarito. “É bom termos ações objetivas para apresentar a sociedade. E é isso que o governo Riverton tem feito com muita propriedade”, disse.

Macaé hoje faz parte do ciclo de produção do petróleo, sedia as maiores empresas prestadoras de serviços do mundo e tem a maioria das instituições de fomento à indústria. Em função disso, segundo Alexandre, todo o secretariado está orientado a seguir o modelo de governo, buscando a implantação de projetos que venham a criar aderência econômica a todo o movimento da indústria de petróleo que passa em Macaé.

Para o secretário de Indústria e Comércio, o prefeito tem realizado ações fundamentais para o crescimento das atividades industriais da região. Criou o Instituto de Pesquisa e Tecnologia, está implantando o Complexo Universitário e vai lançar o Pólo Industrial. “O governo tem dado enfoque principal às atividades industriais, com o objetivo de criar alicerce para dar sustentabilidade ao crescimento da cidade”, ressaltou Gurgel, acrescentando que o prefeito vai anunciar nos dias 15, 16 e 17 de junho na feira Brasil Offshore o modelo conceitual do Pólo Industrial de Macaé. “No nosso stand vamos prestar todo o esclarecimento aos empresários da região”, falou.

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, está finalizando a conceituação do Pólo Industrial de Macaé, um pólo que vai ter uma concepção moderna e apresentar as melhores práticas utilizadas no país e no mundo, além de ter uma visão de gestão integrada dentro da área industrial e das empresas de bases tecnológicas. “Deveremos ter uma incubadora de empresas de bases tecnológicas com ênfase na mecatrônica. Todo o conceito de serviço compartilhado vai ser incluído no pólo”, revelou Gurgel.

O secretário informou ainda que desta forma a Prefeitura vai poder estar preparando o parque industrial para atender as indústrias de toda a região do país e disputar, assim, o mercado exterior. “De fato o que estamos buscando é fixar a indústria em nossa cidade e na região para permitir o desenvolvimento sustentável de Macaé. Este é um dos grandes objetivos da prefeitura”, concluiu Alexandre.