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Macaé é representada em simpósio de Educação na Coreia do Sul

02/02/2021 16:44:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Arte

Os alunos do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas do Instituto Nupem/UFRJ participam do evento online

Como transformar a educação para promover a cidadania e a participação informada, crítica e ativa na democracia? O questionamento, tão necessário em tempos atuais, vem sendo colocado em pauta no meio acadêmico internacional. E Macaé também faz parte desse cenário. Até sexta-feira (05), sete alunos do curso de Licenciatura e bacharelado em Ciência Biológicas do Instituto Nupem/UFRJ, de Biodiversidade e Sustentabilidade, representam o município – de forma online – no 19° Simpósio da Organização Internacional para Educação em Ciência e Tecnologia (International Organization for Science and Technology Education – IOSTE), na Coreia do Sul.

Com o tema "Transformando a educação em ciência e tecnologia para cultivar cidadãos participativos", o evento teve início nesta segunda-feira (01) e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada aqui. O simpósio é sediado e organizado pela VeuneKyungpook National University, na cidade Daegu, reconhecida como a capital coreana da Educação.

Os alunos participam do evento por meio de dois trabalhos acadêmicos, em formato de pôsteres, frutos das suas atividades de Iniciação Científica e de Extensão Universitária, na seção temática sobre "uso de tecnologias na educação em ciências" (S-06).

O primeiro trabalho, "Produção e recepção de mídias para os esforços de popularização das ciências durante a pandemia por Covid-19" (Media Production and Reception on Science Popularization Efforts during COVID-19 Pandemic) foi produzido no contexto do projeto de Extensão Universitária Produção e Recepção de Mídias na Formação de Professores (PRO.REC) pelas estudantes: Thayná Alonso dos Santos, Ana Lis Cardim de Siqueira Borges Teixeira, Luiza Maria de Sousa Meneses, Lorrana Faria Fonseca e pelo estudante Luigi Pereira Cunha, com orientação dos professores Américo Pastor, Paula Abreu, Teo Bueno e Julia Rodrigues (professora da educação básica do município).

O segundo trabalho, "As experiências e expectativas de estudantes sobre os usos de audiovisuais na graduação em Ciências Biológicas" (The Students Experiences and Expectations on Audiovisual Uses in Science Biological Undergraduate Course), foi realizado pelas estudantes Júlia Silva da Cruz e Mayara Castiçal Guimarães, com orientação do professor Américo Pastor.

Apresentação no Simpósio
O pôster 1 pode ser acessado aqui. Já o segundo trabalho pode ser encontrado aqui . E assim como acontece em eventos presenciais, os estudantes ficam à disposição para falar sobre a pesquisa apresentada a quem se interessar pelo assunto.

Esse é o primeiro congresso internacional dos alunos, que fazem parte da primeira turma do projeto que recebe recursos da FAPERJ. Semanalmente, de forma virtual, por conta da pandemia, eles se reúnem para planejar, desenvolver os estudos e escrever os artigos. Segundo o professor Américo, ambos os trabalhos analisam aspectos relacionados à comunicação e à educação em ciências. "A pesquisa, análise dos dados, produção e aplicação dos instrumentos de pesquisa, e escrita dos trabalhos são feitas pelos estudantes. Esses mesmos alunos estão, agora, preparando outro resumo para enviar para o ENPEC, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, o maior evento nacional de educação em ciências", comemora.

Produção de qualidade

O professor ressalta que a participação em um evento de tamanha relevância mostra que os macaenses contam com uma universidade de ponta na região e que não é preciso sair do município para ter uma formação de excelência. "O nosso projeto começou no fim de 2019, mas esse grupo começou a se encontrar em março de 2020, na primeira semana da pandemia. Esses são frutos de um trabalho sério realizado nesse período", informa.

Segundo Américo, o evento está orientado pelo entendimento de que a educação em ciências e tecnologia deve priorizar o cultivo de cidadãos participativos que sejam capazes de promover o debate público e o diálogo sobre tais questões sociais e globais e, em última instância, dispostos a tomar ações responsáveis para o desenvolvimento sustentável. "Em um contexto de pandemia e sofrendo também os impactos das guerras de informação, torna-se ainda mais necessário discutir e desenvolver saberes sobre os papéis da educação no desenvolvimento de estratégias que favoreçam a participação cidadã, sobretudo quando esta se dá baseada em educação científica", acredita.


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