
O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de março, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho
A Prefeitura de Macaé apresenta o Macaé Energy 2026, um dos principais encontros do setor energético do país. O evento acontece entre os dias 17 e 19 de março, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, reunindo empresas, autoridades, especialistas e investidores para discutir o presente e o futuro da cadeia energética brasileira.
Organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com a parceria estratégica da Rede Petro-BC, o evento ocupará uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados e tem expectativa de receber cerca de 15 mil visitantes, além de empresas nacionais e internacionais. A proposta é fortalecer a integração entre os diferentes elos da cadeia produtiva, ampliando oportunidades de negócios e impulsionando o desenvolvimento regional.
Com inscrições abertas, o Macaé Energy contará com mais de 70 expositores e uma vasta programação voltada à inovação, networking e debates estratégicos sobre o setor energético.
A edição de 2026 projeta um crescimento expressivo em relação ao ano anterior, com aumento de 100% no número de congressistas, passando de 2 mil para 4 mil participantes. Também estão previstas mais de 300 reuniões de negócios, envolvendo mais de 450 fornecedores e a geração de mais de 400 oportunidades comerciais.
Congresso com três dias temáticos
A programação contará com um congresso técnico e estratégico dividido em três dias temáticos, totalizando cerca de 30 horas de conteúdo, distribuídas em painéis e palestras com especialistas do setor.
No dia 17 de março (terça-feira), o foco será no setor de petróleo, com debates sobre exploração, produção e oportunidades para fornecedores. No dia 18 (quarta-feira), o destaque será o mercado de gás natural, abordando a dinâmica regional e a revitalização de ativos. Já no dia 19 (quinta-feira), será dedicado à inovação, tecnologia e novas energias, com ênfase na transição energética e na formação de profissionais para o futuro.
Entre os temas estratégicos que nortearão os debates estão Integração Energética, Mercado de Gás Natural, Fornecimento & Compras, Offshore & Oportunidades, Campos Maduros, Pesquisa & Desenvolvimento, Inovação e Profissionais do Futuro, além de discussões sobre o potencial da Bacia de Campos.
Programação
Durante os três dias, o evento contará com congresso das 10h às 18h e exposição das 12h às 20h, reunindo especialistas, representantes do setor público e executivos de grandes empresas do mercado energético.
A abertura institucional, no dia 17 de março, contará com a presença do presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano; do presidente regional da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira; do diretor de operações da Equinor Brasil, Paulo Van Der Ven; do prefeito de Macaé, Welberth Rezende; do Membro da coordenação do Comitê Gestor da Rede Petro-BC; Thadeu Paravidino; do deputado federal, General Eduardo Pazuello; do Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Renato Dutra.
Entre os destaques da programação está a palestra sobre o Projeto Raia, um dos maiores projetos de gás natural em desenvolvimento no país, apresentada por Paulo Van Der Ven.
Inscrições
As inscrições e mais informações sobre a programação completa podem ser feitas no site oficial do evento: www.macaeenergy.com.br.
Confira a programação completa:
17 de Março
9h às 10h – Credenciamento
10h às 11h - Abertura Institucional
Luiz Césio Caetano | Presidente da Firjan
Francisco Roberto de Siqueira | Presidente Regional da Firjan Norte Fluminense
Paulo Van Der Ven | Diretor de Operações Compartilhadas da Equinor Brasil
Welberth Rezende | Prefeito de Macaé
Thadeu Paravidino | Membro da coordenação do Comitê Gestor da Rede Petro-BC
General Eduardo Pazuello | Deputado Federal
Renato Dutra | Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME
11h às 12h - Palestra de abertura
Projeto Raia: um dos maiores projetos de gás natural em desenvolvimento no Brasil
Paulo Van Der Ven, Vice-presidente de Operações da Equinor
11h - Credenciamento Exposição
12h - Abertura Exposição
12h às 14h - Almoço
14h às 15h30 - PAINEL 1
Rede de oportunidades para fornecedores: Requisitos e Compras
15h30 às 17h
Rede de oportunidades para fornecedores (Mesas Tira-dúvidas)
15h30 às 17h - PAINEL 2
Campos Maduros
Emiliano Fernandes | Diretor Jurídico e Institucional da PRIO
Leonardo Caldas | Diretor de Relações Institucionais da Perenco
Gabriela Ramos | Gerente de Vendas Técnicas da NOV
Moderador: Márcio Félix | Presidente da ABPIP
17h às 18h - Encerramento Congresso
Sylvia Anjos | Diretora Executiva de Exploração e Produção da Petrobras
Thomas Filiponi | Diretor-geral da SLB
Programação da Arena de Inovação:
Seminário da Economia do Mar com agenda estratégica para debater os caminhos da Economia Azul no Brasil.
13h – Abertura Institucional
13h30 – Conceito Economia Azul e Selo Azul
14h30 – Porto e Cidade: Integração, Governança e Desenvolvimento Sustentável
15h30 – Energias Offshore: Panorama, Regulação e Perspectivas
16h30 – Integração do Turismo e da Pesca na Economia Azul
17h30 – Encerramento
20h - Encerramento Exposição
18 de Março
9h às 10h - Credenciamento
10h às 11h - Palestra de abertura
11h - 12h30 - PAINEL 3
O mercado de Gás Natural
Moderador: Eduardo Pontes | Sócio-fundador da Infis Consultoria
Daniela Santos | Consultora Regulatória e Jurídica de Gás Natural do IBP
Symone Araújo | Diretora da ANP
VladImir Paschoal | Conselheiro da Agenersa
Marcello Weydt | Diretor do Departamento de Gás Natural do MME
Marco Oliveira | Gerente da Câmara Técnica de Energia da Agenersa
11h - Credenciamento Exposição
12h - Abertura Exposição
12h30 às 14h Almoço
14h às 15h30 - PAINEL 4
Rede de Oportunidades para fornecedores: Requisitos e Compras
15h30 às 17h - Rede de oportunidades para fornecedores (Mesas Tira-dúvidas)
15h30 às 17h - PAINEL 5
Integração Energética
Moderadora: Heloísa Borges | Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE
Sérgio Coelho | Subsecretário Adjunto de Energia da Seenemar
Vinicius Patel | Diretor de Administração Portuária do Porto do Açu
Isabelle Bela | Gerente de Novos Negócios da Baker Hugues
Janaina Ruas | Diretora de Desenvolvimento de Negócios da SLB
17h às 18h - Encerramento Congresso
20h - Encerramento Exposição
19 de Março
9h às 10h - Credenciamento
10h às 11h - Palestra de abertura
11h às 11h30 - PAINEL 6
Margem Equatorial e suas oportunidades
Antônio Batista | Diretor de Atração de Investimentos da Agência Amapá
11h - Credenciamento Exposição
11h30 às 12h30 - PAINEL 7
Novos FPSOs
12h - Abertura Exposição
12h30 às 14h - Almoço
14h às 15h30 - PAINEL 8
Empregabilidade
Allan Mendonça | Gerente de Operações da Firjan Sesi Senai
Renato Araújo | Gerente de Pessoas & Performance da PRIO
Victor Alves | Líder de Treinamento & Desenvolvimento da Equinor Brasil
Luiza Martin | Coordenadora de Atração e Gestão de Talentos da PRIO
15h30 - Encerramento Congresso
20h - Encerramento Exposição
*Programação sujeita a alteração.