Macaé envia primeiro servidor público para calibrar instrumentos em plataforma

19/01/2007 15:30:40 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Pela primeira vez no Brasil, um servidor público municipal embarca numa plataforma (P-48) para realizar serviços técnicos de calibração e certificação de instrumentos. Trata-se do técnico em metrologia da prefeitura de Macaé, cedido ao Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), Dílson Dilberto Coutinho de Fiúza. O Instituto é uma autarquia da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec).

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, isso é um fato histórico que demonstra o grande envolvimento da administração do prefeito Riverton Mussi com a cadeia produtiva de petróleo. “A prefeitura, através da secretaria, espera contribuir cada vez mais com o desempenho da indústria do petróleo. Pretendemos ampliar as atividades em mais de uma plataforma, sempre em parceria com a Petrobras”, enfatiza Jordan.

Para a realização do contrato entre o IMMT e a Petrobras, cuja intenção foi a calibração de equipamentos entre manômetros (PI) e transmissores de pressão (PIT), Dílson e o técnico em manutenção Elmo Soares Martins embarcaram três vezes para a P-48. O trabalho foi realizado nas primeiras quinzenas de novembro e dezembro de 2006 e na primeira quinzena deste mês.

Fiúza afirma que a tendência é haver novos contratos para cumprir a Norma Regulamentadora Número 13 (NR 13), mas primeiramente haverá avaliação da Petrobras sobre a eficácia dos trabalhos realizados. “Várias bacias, diversas empresas e muitas plataformas poderão ser alvo de nossos trabalhos”, avalia.

Outra alternativa é que futuramente medições em termômetros (PT) e em transmissores de temperatura (PTT) sejam realizados. Para isso, o IMMT possui ferramentas necessárias: termômetro digital padrão (Bloco Seco) Ranger (Faixa) com – 25º C a 150º C.

Já para o trabalho de calibração realizado na P-48, o Instituto colocou à disposição de seus funcionários bomba comparadora, com 20 mil PSI; censores, com capacidade até 700 BAR, entre outros padrões. Para maiores informações o telefone do IMMT é 2791-3871 e o site: www.immt.rj.gov.br.